O presidente, Jair Bolsonaro, afirmou nesta 6ª feira (4.jan.2018) que a alíquota da faixa mais alta do Imposto de Renda deve ser reduzida de 27,5% para 25%.

Em rápida entrevista após cerimônia de transmissão do comando da Aeronáutica, o presidente também disse que  assinou 1 decreto para aumentar a alíquota do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

As medidas devem ser anunciadas nesta 6ª feira (4.jan) pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

“O Paulo Guedes anuncia hoje (6ª) a possibilidade de diminuir a alíquota do Imposto de Renda. No nosso governo tem que ‘ser’ a marca de não aumentar impostos”, falou Bolsonaro, na Base Aérea em Brasília.

O presidente disse que a questão é uma “proposta inicial” e não deu detalhes sobre as outras faixas do imposto.

Sobre o aumento do IOF, o presidente afirmou que a elevação será “mínima” para compensar a aprovação da prorrogação de incentivos fiscais para o Nordeste e Norte.

“Essa questão infelizmente foi assinado 1 decreto nesse sentido, mas para quem tem movimentação lá fora. Para poder cumprir uma exigência do projeto tido como pauta-bomba que foi aprovado contra nossa vontade”, falou o presidente na saída da Base Aérea em Brasília.

Bolsonaro disse que o aumento será pequeno, mas não falou o percentual. “O percentual é mínimo, é fração”, completou. Atualmente, a alíquota do IOF é de 0,38%.

MUDAR IR ERA PROPOSTA NA CAMPANHA

Durante a campanha eleitoral, Bolsonaro falou sobre a proposta de alíquota única de Imposto de Renda. A ideia foi defendida por Paulo Guedes.

O então candidato afirmava que a faixa de isenção seria 5 salários mínimos –ninguém pagaria imposto até esse limite. Ele abriu a possibilidade de que sejam criadas faixas intermediárias diferentes. Mas poderia ser também uma alíquota de 20% apenas para todas as demais faixas salariais.

Fonte | Poder 360
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)