Comemorado em 1º de outubro, o Dia Internacional do Idoso lembra da importância dos cuidados com as pessoas que já atingiram essa fase da vida. Em alusão à data, a Secretaria Municipal de Saúde realiza, nesta quarta-feira (17), no auditório do Paço Municipal, desde às 8h até as 11h e das 13h às 17 horas, o Primeiro Seminário da Pessoa Idosa de Rondonópolis.

Cerca de cem pessoas, entre enfermeiros do Departamento de Atenção Básica e agentes comunitários de saúde, além dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e representantes do Conselho Municipal de Defesa da Pessoa Idosa participam do evento.

Otimizar a qualidade da atenção prestada aos idosos nas diversas esferas da saúde e áreas afins, fortalecer ações para o envelhecimento saudável e ativo e dar visibilidade aos direitos da pessoa idosa são alguns dos objetivos do workshop.

Várias palestras acontecem durante o encontro abordando temas como a Violência contra a Pessoa Idosa, a Importância dos Cuidados com a Saúde da Pessoa Idosa, a Importância da Caderneta do Idoso na Rede SUS e os Direitos da Pessoa Idosa, entre outros.

“O Estatuto do Idoso tem 17 anos, mas estava muito esquecido. Então, para chamar a atenção sobre esse período da vida e os direitos da pessoa idosa, o Ministério da Saúde está enfatizando datas que ressaltam o papel e a relevância do idoso na nossa sociedade para intensificar ações de valorização desse público. Além do Dia Internacional do Idoso, o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, também é marcado com atividades para sensibilizar a população no sentido de combater essa prática”, destaca a responsável pelo Programa de Saúde do Idoso do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria de Saúde, Noélia Gomes.

Fonte | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)