Trajetória e tempo de casa de colaboradores são celebrados pelo Sesc-MT

Trajetória e tempo de casa de colaboradores são celebrados pelo Sesc-MT

Projeto “O Sesc faz parte da minha história” reconhece tempo de casa, vínculo e memória afetiva de trabalhadores da instituição

O Sesc-MT realizou, na noite desta segunda-feira, 1º de dezembro, a cerimônia de reconhecimento de tempo de casa dos colaboradores da instituição. O evento integra o projeto “O Sesc faz parte da minha história”, criado em 2024 para valorizar não apenas os anos de trabalho, mas também a memória afetiva, o vínculo e o propósito construídos ao longo de cada trajetória. A celebração foi realizada no Teatro do Sesc Arsenal e contou com a presença do presidente do Sistema Comércio de Mato Grosso, Wenceslau Júnior, da diretoria do Sesc-MT e de colaboradores de várias unidades.

O presidente do Sistema Comércio, Wenceslau Júnior, também homenageado durante a cerimônia, se emocionou com os depoimentos e sobre sua relação com o Sesc-MT. Ele recebeu o crachá de colaborador e o pin que representa seus sete anos na instituição.

“Essa frase, o ‘Sesc faz parte da minha história’, me emociona. Eu nunca pensei na minha vida que um dia eu seria presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac. É uma honra muito grande poder participar deste momento. Isso é valorização, é o reconhecimento do trabalho, dessa dedicação, que todos os trabalhadores fazem ao Sesc e a família comerciária”, ressaltou.

O diretor regional do Sesc-MT, Allan Serotini, que também foi homenageado por quase 17 anos de instituição, lembrou que celebrar tempo de casa é celebrar histórias de vida. Ele explicou que metade da sua trajetória pessoal está escrita no Sesc e que cada colaborador homenageado carrega um papel essencial na construção coletiva da instituição.

“Vocês são parte viva do Sesc-MT. Cada projeto que entregamos, cada atendimento realizado, cada ação que chega à sociedade tem a marca de vocês, nada acontece sozinho. A força dessa instituição está justamente na força que celebramos hoje. Eu, como diretor regional, sinto um profundo orgulho de estar aqui. O Sesc faz parte da história de vocês e vocês fazem parte da história do Sesc”, enfatizou.

Ao todo, 27 profissionais foram homenageados por mais de 16 anos de dedicação. O destaque da noite foi a colaboradora Glener Rodrigues Lopes, da unidade Sesc Rondonópolis, que completou 30 anos de serviços prestados. Ela contou que entrou na instituição em 1995, iniciando uma trajetória que marcou sua vida. Para ela, trabalhar no Sesc é motivo de orgulho e gratidão. “É um lugar muito bom de se trabalhar. Posso dizer que tudo que eu tenho devo ao meu serviço no Sesc”, afirmou.

Durante a cerimônia, colaboradores homenageados compartilharam suas experiências. A professora Joana Maria Santana Rosalino, há 16 anos no Sesc, relembrou a chegada à instituição e o quanto o trabalho em equipe marcou sua trajetória. “Eu comecei no EJA e enfrentei bastantes desafios, muito trabalho. Mas trabalhei com muita dedicação, com muito carinho, com muito empenho e muito amor. E isso me deu um bom resultado e aqui estou há 16 anos”, contou.

Com 20 anos de casa, Eviany Ferreira Silva Griggi também compartilhou momentos importantes vividos em diferentes áreas, desde o período de estágio até a atuação em projetos que alcançaram projeção nacional. “Estar aqui hoje representa uma grande honra, um orgulho em fazer parte. Quando a gente começa, não imagina que vai ficar tanto tempo. Então, é muita emoção estar há 20 anos, porque quando eu entrei, eu olhava grandes pessoas como gerentes e falava: nossa, que legal esse lugar. E hoje estou aqui”, completou.

A diretora de Pessoas e Imagem Institucional do Sesc-MT, Betania Bedone, reforçou o propósito do projeto ao lembrar que valorizar trajetórias é reconhecer cada passo dado, cada desafio enfrentado e cada entrega que impulsiona a instituição. “O tempo de casa homenageado não é apenas um número, mas a representação do vínculo e da confiança construídos ao longo dos anos. Cada pin e cada medalha simbolizam respeito e gratidão. Só temos a agradecer aos colaboradores pela dedicação e pelo compromisso diário”, concluiu.

A celebração encerrou reforçando o compromisso do Sesc-MT em reconhecer histórias que se entrelaçam com a missão da instituição e fortalecem, ano após ano, o trabalho desenvolvido em Mato Grosso.

O Projeto

O projeto “O Sesc faz parte da minha história” foi criado para reconhecer e celebrar o tempo de casa, a memória afetiva, o vínculo e o propósito que cada colaborador construiu ao longo de sua trajetória na instituição. Inspirado no ciclo de vida de uma árvore, ele simboliza o desenvolvimento profissional por meio de categorias representadas por pins e medalhas, que marcam marcos significativos de 2 a 30 anos. Juntos, formamos uma floresta viva, fortalecida pela dedicação de cada colaborador.

  • 2 anos – A semente que brota: Início da trajetória, criação de vínculos e primeiros crescimentos.
  • 5 anos – Os primeiros galhos: Expansão da experiência e influência positiva no ambiente.
  • 10 anos – A árvore que se firma: Consolidação, maturidade e sentimento de pertencimento.
  • 15 anos – A árvore adulta: Estabilidade, força e capacidade de orientar outras pessoas.
  • 20 anos – A árvore que transforma o ambiente: Impacto profundo em processos, equipes e cultura.
  • 30 anos – Medalha e placa: Raízes fortes, legado construído e contribuição que marca a história do Sesc.

Sobre o Sesc-MT  

O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral em Mato Grosso.  

 Atualmente, o Sesc-MT administra 24 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior. O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe:

Ver mais: