O trabalho com etnias residentes no município, desenvolvido em parceria pelo Sebrae/MT com a prefeitura, posiciona a cidade como referência em desenvolvimento e empreendedorismo sustentável
A cidade de Brasnorte foi selecionada para integrar o roteiro turístico da Amazônia no catálogo “Conheça o Brasil”, desenvolvido pelo Governo Federal. A edição especial foi lançada e distribuída para participantes e visitantes da Conferência do Clima (COP30), que ocorre até 21 de novembro, em Belém/PA. O município conta com diversas atividades de etnoturismo em territórios indígenas, desenvolvidas com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) e da prefeitura.
O roteiro inclui trilhas guiadas pela Floresta Amazônica, passeios de canoa, pesca, banho de rio, vivências culturais, experiências gastronômicas e participação em rituais nativos das etnias Manoki, Myky e Rikbaktsa. Desde 2023, o projeto Agente de Roteiros Turísticos (ART) atua na região com foco no etnoturismo. O trabalho envolve desenvolvimento e empreendedorismo sustentável dos povos originários, com aprimoramento de conhecimentos, organização de dados e capacitação para empresários locais e gestores públicos da cadeia turística.
Conforme pontua o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, a atuação nesses territórios valoriza a participação de diversas etnias na cadeia produtiva. “Também atuamos em diferentes frentes para proporcionar conceitos atuais, tendências de consumo, inteligência competitiva, inovação, sustentabilidade, criatividade e parcerias. Dessa forma, teremos melhor posicionamento de mercado como destino referência no país e no mundo”, afirma.
Dois marcos importantes desse trabalho são o desenvolvimento da marca do etnoturismo de Brasnorte e a construção dos planos de visitação, elaborados em moldes participativos e com elementos que asseguram veracidade ao Plano, alinhado à “Instrução Normativa Funai 03/2015”, protocolado para anuência do órgão federal, em 2025.
O gerente da Regional Noroeste do Sebrae/MT, Wlademir Silva, afirma que a presença de Brasnorte no catálogo destaca o esforço local na agenda sustentável da Amazônia. “Trabalhamos uma rota turística com cinco municípios e destacamos os principais potenciais capazes de atrair visitantes nacionais e internacionais. Brasnorte se tornou referência cultural e foi selecionada pelo forte vínculo com o bioma amazônico”, pontua.
Para o prefeito de Brasnorte, Edelo Ferrari, a inclusão do município no catálogo é o primeiro passo para que seja reconhecido internacionalmente como um importante destino turístico brasileiro. “Ver o resultado deste trabalho desenvolvido em nossa cidade, com o apoio do Sebrae Mato Grosso, sendo reconhecido como representante internacional é de grande valor para nós brasnortenses. Fico muito feliz em ver os povos nativos do nosso território sendo valorizados por este trabalho excepcional”, ressalta.
O cacique Samaro Hektsopebita, da etnia Rikbaktsa, conta que o projeto transformou vidas no território e vibra com o reconhecimento. “Só temos a ganhar com este trabalho que está sendo feito na nossa comunidade. Somos gratos pelas equipes presentes que estão fortalecendo a nossa cultura, e ficamos felizes em ver que a parceria com o Sebrae Mato Grosso e a Prefeitura está trazendo resultados tão bons quanto este”, conta.
Via | Assessoria
Compartilhe:






