IFMT Campus Cuiabá implementa Cuidoteca destinada a filhos de servidoras e estudantes

IFMT Campus Cuiabá implementa Cuidoteca destinada a filhos de servidoras e estudantes

Iniciativa é a terceira do Brasil e pioneira entre os institutos federais

O IFMT Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva já concluiu as obras e a implementação da Cuidoteca, espaço educativo, recreativo e de apoio voltado aos filhos de estudantes e servidores do campus. O local busca garantir mais tranquilidade, especialmente, para as mães que estudam e trabalham na instituição.

A proposta é pioneira entre os institutos federais e segue o exemplo de experiências já realizadas em instituições de ensino superior como a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI).

No Campus Octayde, o projeto nasceu de uma demanda das próprias estudantes, que enfrentavam dificuldades para assistir às aulas noturnas por não terem com quem deixar os filhos. Sensibilizada com a situação, a professora Mychelle Sato, que atua no Departamento de Infraestrutura (DINFRA), levou o pedido ao diretor-geral do campus Alceu Cardoso.

Ciente da necessidade, o diretor logo incorporou a proposta ao planejamento da gestão e deu origem ao projeto “Saúde social e o cuidado aos filhos das trabalhadoras e trabalhadores”, aprovado pelo Programa de Qualidade de Vida do IFMT.

Mychelle coordena a iniciativa ao lado da professora Eloisa Azeredo e da assistente social Natalia Spengler. A equipe ainda conta com o apoio de duas bolsistas, alunas dos cursos de Pedagogia e Licenciatura em Educação Física, que auxiliam nas práticas de desenho, pintura e brincadeiras pedagógicas.

Atualmente, o projeto piloto oferece acolhimento para crianças de 3 a 10 anos, filhos de servidores, no horário das 8h às 12h. No entanto, em breve a iniciativa ganhará maior aporte financeiro e passará a funcionar também no período noturno, ampliando o atendimento a crianças, e será aberto aos filhos de estudantes regulares da instituição.

Os recursos obtidos serão destinados à adaptação do espaço físico e aquisição de materiais pedagógicos e recreativos. “A ação visa fortalecer políticas de cuidado infantil e apoiar especialmente as mulheres, que em sua maioria assumem essas responsabilidades, para que possam prosseguir nos estudos, no trabalho ou na formação profissional com segurança e tranquilidade”, analisa o diretor Alceu Cardoso.

O modelo também está sendo implementado em outros institutos do país, como no IFES (Vila Velha/ES), IFBA (Simões Filho/BA), IFRN (Natal/RN), IFSP (Presidente Epitácio/SP), IFSM (Machado/MG) e IFTM (Uberaba e Paracatu/MG

Compartilhe:

Ver mais: