Secretaria de Agricultura realiza visita técnica em Itiquira para aprimorar cultivo do maracujá na região e impulsionar agricultura familiar em Pedra Preta

Secretaria de Agricultura realiza visita técnica em Itiquira para aprimorar cultivo do maracujá na região e impulsionar agricultura familiar em Pedra Preta



A Prefeitura de Pedra Preta, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, está promovendo um importante avanço na agricultura familiar da região com o apoio ao cultivo de maracujá. O município, junto com produtores locais, realizou um encontro técnico em Itiquira para aprimorar as técnicas de cultivo do maracujá, buscando oferecer mais uma fonte de renda para os produtores de Pedra Preta.

O evento aconteceu na última sexta-feira (29), numa propriedade rural de Itiquira. Pedra Preta esteve no município vizinho,  atendendo a um convite do Secretário Municipal de Agricultura de Itiquira, Otávio Marcus Rufino Tunes.

Claudiana Niedack de Moura, Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Pedra Preta, ressaltou a relevância da iniciativa e a parceria de órgãos como Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (SEAF), Empaer e Senar estaduais e municípios vizinhos. “O cultivo de maracujá é uma excelente oportunidade para a agricultura familiar de Pedra Preta. A parceria com a SEAF, Empaer e Senar e o intercâmbios entre os municípios tem sido essencial para oferecermos aos nossos produtores as melhores condições de trabalho, com o fornecimento de 20 kits de irrigação, recebidos no anos passado e a entrega de sementes para garantir o sucesso do plantio”, afirmou a secretária.

Durante o encontro técnico em Itiquira, foram discutidos aspectos fundamentais para o aprimoramento do cultivo, como o manejo do solo, controle de pragas e a utilização de novas tecnologias, como drones, para aumentar a eficiência na aplicação de produtos nas lavouras. A Secretaria de Agricultura de Pedra Preta, com o apoio do consultor de agricultura familiar Cleberson de Souza Rocha, também se destacou pela implementação do projeto de irrigação, que já está em andamento.

“A irrigação é um dos pilares para a produção de maracujá em nossa região. Estamos comprometidos com o sucesso dos nossos produtores, oferecendo não apenas os kits de irrigação, mas também o acompanhamento técnico contínuo. Já iniciamos o processo de plantio e estamos fazendo a entrega das sementes para garantir que o projeto avance de forma sólida”, explicou Claudiana Niedack.

Na visita à propriedade em Itiquira, os presentes conheceram de perto o processo de colheita do maracujá. Técnicos da Empaer e Senar, além de um professor especializado, promoveram uma palestra, que abordou desde o estudo do solo até as técnicas de plantio e manejo. A utilização de drones foi uma inovação apresentada, demonstrando como a tecnologia pode otimizar o trabalho no campo, permitindo a aplicação mais rápida e eficiente de insumos, o que antes demandaria mais tempo e mão de obra.

A secretária de Agricultura de Pedra Preta também enfatizou a importância da comercialização do maracujá como parte fundamental do projeto. “Estamos criando as bases para a formação de uma cooperativa, que vai ajudar na organização da comercialização e no aumento da competitividade dos nossos produtores. A ideia é que, com o apoio da cooperativa, possamos expandir as oportunidades de venda e facilitar a distribuição da produção”, afirmou Claudiana.

Via | Assessoria

Compartilhe:

Ver mais: