Como formular um plano de ação para crianças com dificuldade no aprendizado

Como formular um plano de ação para crianças com dificuldade no aprendizado

Segundo Mara Duarte, além da identificação do problema é preciso haver meios necessários

Toda criança tem possibilidades de aprender, mas quando isso não ocorre, é possível que exista algum transtorno ou dificuldade de aprendizagem. Nesses casos alguns comportamentos como falta de atenção, distração, perda do interesse e faltas frequentes podem ocorrer. 

Segundo Mara Duarte, neuropedagoga, psicopedagoga, psicomotricista e coach educacional, além de diretora do Grupo Rhema, quando a criança demonstra que o aprendizado não está acontecendo é preciso não apenas identificar o  problema, mas também elaborar um plano para resolvê-lo. “Para começar, é preciso diferenciar dificuldades e transtornos de aprendizagem. O primeiro está relacionado a causas comportamentais e pode resultar de mudanças de escola, separação dos pais ou troca de professores, entre outros; e o segundo tem origem neurobiológica, relacionando-se a um padrão específico de dificuldade”, explica. 

Uma vez que o problema seja identificado é preciso que a estratégia de resolução busque aproximar família e escola e contenha profissionais bem preparados para lidar com  estes alunos. A especialista também ressalta a necessidade de busca de novas intervenções de ensino e conhecimento do desenvolvimento emocional das crianças.

“Existem alguns pontos essenciais para auxiliar os pequenos a desenvolverem todo seu potencial e eles vão desde o trabalho com atividades interativas até avaliar se a criança precisa usar óculos”, orienta.

Confira algumas sugestões apontadas por Mara Duarte para a formulação de um plano de ação:

  1. Tenha atenção ao comportamento do aluno, a fim de identificar e avaliar as dificuldades que ele apresenta.
  2. Trabalhe com atividades interativas durante as aulas.
  3. Estimule a participação dos alunos.
  4. Seja cuidadoso ao interagir com o aluno a fim de que ele não se sinta limitado e perca sua autoestima e confiança.
  5. Avalie se a criança necessita de usar óculos, pois a dificuldade pode vir da criança não conseguir enxergar o quadro.
  6. Invista em brincadeiras pedagógicas.

Sobre Mara Duarte

Mara Duarte da Costa é neuropedagoga, psicopedagoga, psicomotricista e coach educacional. Além disso, atua como mentora, empresária, diretora geral da Fatec e diretora pedagógica e executiva do Grupo Rhema Educação. As instituições já formaram mais de 80 mil alunos de pós-graduação, capacitação on-line e graduação em todo o Brasil. Para mais informações, acesse o site ou pelo instagram.Sobre o Grupo Rhema

O Grupo Rhema foi criado por Fábio da Costa e Mara Duarte da Costa há mais de 14 anos com o objetivo de oferecer conhecimento para profissionais da educação e pessoas envolvidas no processo do desenvolvimento infantil, tanto nas áreas cognitivas e comportamentais, quanto nas áreas afetivas, sociais e familiares. 

A empresa atua em mais de 20 países, impactando a vida de milhões de pessoas pelo mundo com cursos de graduação, pós-graduação, cursos de capacitação e eventos gratuitos. Para mais informações, acesse o site ou pelo instagram.

Via | Assessoria Foto | Divulgação

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