A nova subestação amplia a capacidade do sistema elétrico e fortalece a infraestrutura necessária para o crescimento econômico de Rondonópolis, com mais segurança no fornecimento de energia para empresas e população
A Energisa inaugurou nesta sexta-feira (6) a nova Subestação Rondonópolis III, que amplia em cerca de 30% a capacidade do sistema elétrico da região e fortalece a infraestrutura necessária para acompanhar o crescimento de um dos principais polos econômicos de Mato Grosso. A cidade é a terceira mais populosa do estado, atrás apenas de Cuiabá e Várzea Grande.
Ao todo, foram investidos cerca de R$ 80 milhões na construção da subestação e de sete novos alimentadores, que irão aumentar a capacidade de crescimento de novas ligações e ampliações de consumidores da rede, melhorar a integração entre as subestações e tornar o sistema elétrico ainda mais robusto e confiável.
A nova unidade conta com dois transformadores de força de 30 MVA cada, capazes de ampliar a capacidade de atendimento da distribuidora. Com a expansão, o sistema passa a ter condições de atender cerca de 60 mil novos consumidores.
“A implantação da nova subestação em Rondonópolis faz parte do nosso plano de expansão da rede elétrica em Mato Grosso e representa um investimento que se antecipa ao crescimento da demanda. Estamos ampliando a capacidade do sistema para que a infraestrutura de energia não seja um limitador, mas um vetor de desenvolvimento do município, criando condições para novos empreendimentos e para a expansão dos setores urbano, industrial, comercial e agrícola”, destaca o diretor-técnico da Energisa Mato Grosso, Fabrício Medeiros.
Além da nova subestação, o projeto contempla a construção de sete alimentadores (cinco em 13,8 kV e dois em 34,5 kV). Os alimentadores são os circuitos que distribuem a energia da subestação para diferentes regiões atendidas pela rede elétrica. Com essas novas conexões, a distribuidora amplia as possibilidades de operação do sistema, permitindo transferir cargas entre circuitos e atuar com mais agilidade em situações de manutenção ou contingência, ou seja, garante mais agilidade na recomposição da falta quando acontece e menos desligamentos (piscas) quando está mais quente.
“Investir em infraestrutura elétrica é investir no desenvolvimento da cidade. Quando ampliamos a capacidade do sistema, criamos as condições necessárias para que Rondonópolis continue atraindo empresas, gerando empregos e crescendo com segurança energética”, completa o diretor-técnico.
O que faz uma subestação?
A subestação é uma parte fundamental do caminho que a energia percorre até chegar às casas, comércios e empresas. Ela recebe a energia em alta tensão e a transforma para que possa ser distribuída de forma segura e adequada aos consumidores.
Com a nova subestação Rondonópolis III, a região passa a contar com uma rede elétrica mais robusta, segura e preparada para crescer. Além de atender às necessidades atuais, o investimento amplia a disponibilidade de energia para novas empresas, indústrias, comércios, moradias e atividades do agronegócio, ajudando a criar as condições para o desenvolvimento de Rondonópolis nos próximos anos.










