Saúde na Praça’: Prefeitura realiza ação de prevenção ao Diabetes nesta sexta

Saúde na Praça’: Prefeitura realiza ação de prevenção ao Diabetes nesta sexta

A Prefeitura de Rondonópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, promove nesta sexta-feira (14/11) mais uma edição do projeto ‘Saúde na Praça’. Serão oferecidos diversos serviços voltados ao combate ao Diabetes, já que na mesma data é celebrado o Dia Mundial do Diabetes, criado para reforçar mundialmente a importância da prevenção contra a doença.

O ‘Saúde na Praça’ vai acontecer das 8h às 16h na Praça dos Carreiros. Na ação, realizada pelo Centro de Diabetes e Endocrinologia de Rondonópolis (Cedero), serão oferecidos serviços gratuitos como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientação nutricional, teste de acuidade visual, orientação sobre o uso de insulina, além de imunização.

Durante a ação, as equipes de Saúde vão avaliar e orientar a população, caso a caso, sobre a necessidade de cuidados para prevenir ou tratar corretamente a doença. O diabetes é uma doença crônica que, quando não controlada, pode trazer sérias complicações.

Essa ação busca lembrar que grande parte dos casos podem ser evitados ou controlados com ações simples e contínuas de prevenção. “Quando o município investe em ações desse tipo, ele oferece à comunidade as ferramentas necessárias para prevenir a doença e suas complicações. Espero que todos aproveitem essa oportunidade e passem pelo evento para cuidar de sua saúde”, disse o secretário Municipal de Saúde, Mykaell Vitorino.

Diabetes

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), com base em levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente cerca de 20 milhões de brasileiros sofrem com a doença, sendo 600 mil pessoas com o Tipo 1 e o restante com o Tipo 2, que tem como fatores de risco principais a obesidade, a dieta não saudável e a falta de atividade física.

A doença é perigosa porque, se não controlada, pode levar a complicações graves e até à morte. Os altos níveis de glicose no sangue podem danificar vasos sanguíneos e afetar o funcionamento de órgãos vitais como coração, rins, olhos e nervos, resultando em problemas como doenças cardiovasculares, insuficiência renal, cegueira e amputações.

Compartilhe:

Ver mais: