Contra a crise hídrica: Cuiabá recebe workshop sobre perfuração de poços

Contra a crise hídrica: Cuiabá recebe workshop sobre perfuração de poços


Evento gratuito está com inscrições abertas; foco é ensinar profissionais sobre captação de água subterrânea, do projeto à construção


Cuiabá se prepara para receber, no próximo dia 2 de outubro, o renomado geólogo Fernando Zulian para o workshop “Poços tubulares para captação de águas subterrâneas – do projeto à construção”. O evento, que será realizado no Auditório João Barbuino (Mofão), na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), tem como objetivo capacitar os participantes sobre as melhores práticas para projetar e construir poços, em conformidade com as normas técnicas.

A utilização de poços tubulares é uma opção cada dia mais procurada em um cenário de mudanças climáticas e crescente insegurança hídrica. Segundo o palestrante, que possui mais de 30 anos e experiência internacional no setor, a resposta pode estar no subsolo.

“As águas subterrâneas são a fonte mais estável e confiável de água doce, menos suscetível a variações climáticas e secas prolongadas”, avalia sobre a importância de se projetar poços em Mato Grosso, não só para consumo humano, mas para atividades produtivas e irrigação.

De acordo com dados da Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir), o estado possui atualmente 220 mil hectares irrigados, com o objetivo de alcançar a marca de 4 milhões de hectares até 2030. A formação de profissionais qualificados é um dos pilares para que essa expansão ocorra de forma sustentável e segura.

O evento é realizado pela Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo), Associação dos Profissionais Geólogos do Estado de Mato Grosso (Agemat), Associação dos Geólogos de Cuiabá (Geoclube), Sindicato dos Geólogos de Mato Grosso (Singemat), Pós-graduação de Geociêncis da UFTM e Programa de Pós-graduação em Recursos Hídricos da UFMT.

O patrocínio é do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Oeste Geologia e VLN Geofísica e Hidrogeologia.

Para o presidente da Febrageo, Caiubi Kuhn, este é um tema essencial para Mato Grosso. “Estamos falando de acesso à água. As águas subterrâneas são uma fonte para municípios, produtores e toda a sociedade. O workshop vai apresentar técnicas e critérios para garantir sustentabilidade na extração. Será um evento de grande relevância para profissionais e interessados no tema”, destacou.

O evento

Além dos casos locais, o especialista trará sua experiência internacional para apresentar tecnologias e metodologias de planejamento usadas no exterior para mitigar riscos construtivos e de segurança na perfuração. Serão discutidos os principais métodos de perfuração, as etapas de execução de um poço, projeto, manutenção e testes de bombeamento.

“Nós pretendemos abordar as particularidades da geologia e da hidrogeologia de Mato Grosso, com exemplos de poços já perfurados no estado, para fomentar uma discussão sobre projetos executados e possibilidades futuras”, explica Zulian.
Ao final, os participantes aplicarão os conceitos em um exercício de projeto de um poço tubular.

Sobre o palestrante

Fernando Zulian é geólogo formado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Diretor Comercial da Water Services and Technologies. Com mais de três décadas de carreira, já gerenciou projetos de até 35 milhões de dólares em países como Brasil, Estados Unidos, México, Argentina e Austrália, atuando nos setores de mineração, abastecimento de água e óleo e gás. Foi professor convidado em universidades de prestígio como UFRJ e UFSC e atuou em conselhos técnicos ligados a recursos hídricos.

Serviço
O quê: Workshop: Poços tubulares para captação de águas subterrâneas – do projeto à construção
Quando: 02 de outubro de 2025
Onde: Auditório João Barbuino Curvo Neto (Mofão) na UFMT – Cuiabá
Público-alvo: Engenheiros, geólogos, agrônomos, produtores rurais, gestores de recursos hídricos e estudantes da área
Inscrições e informações: https://encurtador.com.br/GV38k

Compartilhe:

Ver mais: