Beneficiários BPC/LOAS – Benefício de Prestação Continuada que ainda não realizaram a atualização cadastral devem procurar uma das nove unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para evitar que o benefício seja cancelado. Levantamento da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social aponta que aproximadamente 1 mil pessoas podem ter o benefício cancelado por falta de atualização cadastral.
A Pasta está realizando uma busca ativa desses beneficiários e alerta que é necessário manter os dados atualizados a cada dois anos, pois o não cumprimento desta exigência pode levar a suspensão ou cancelamento do benefício.
O BPC/LOAS é um benefício da política de assistência social que garante um salário mínimo mensal à pessoa idosa (com 65 anos ou mais) ou à pessoa com deficiência que comprove não possuir meios de prover a própria manutenção nem tê-la provida por sua família.
De acordo com as regras do Cadastro Único, todos os beneficiários devem manter seus dados atualizados a cada dois anos, ou sempre que houver alguma alteração na composição familiar, renda ou endereço. O não cumprimento dessa exigência pode levar à suspensão ou cancelamento do benefício.
Desta forma, os beneficiários do BPC/LOAS que não fizeram a atualização cadastral nos últimos dois anos ou que tiveram alteração de renda, endereço ou composição familiar precisam comparecer ao Cras com urgência para garantir a continuidade do recebimento do benefício.
Para aquelas pessoas que têm dificuldades de locomoção e não conseguem comparecer a uma unidade do Cras, é possível entrar em contato com a Secretaria de Promoção e Assistência Social. Nesses casos, será realizada uma visita domiciliar para a atualização do cadastro.
Os Cras funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, sem fechar para almoço.
Compartilhe: