Parceria visa qualificar candidatos para processo seletivo do Hospital Central de Alta Complexidade de Mato Grosso
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT) publicou, nesta segunda-feira (11), o edital de abertura de inscrições para o curso gratuito de ‘Administração em Serviços Hospitalares’.
São 50 vagas destinadas a pessoas com idade a partir de 18 anos e ensino médio completo. Os interessados têm até às 17h desta quarta-feira (13) para preencher o formulário disponível em www.mt.senac.br/einstein, informando dados pessoais, familiares, de renda e de escolaridade.
As vagas serão divididas em duas turmas, matutina e noturna, com 25 participantes cada. As aulas terão início em 25 de agosto, no Senac Boa Esperança, em Cuiabá. As inscrições poderão ser encerradas antes do prazo previsto caso se atinja o limite de 150 inscrições para cada turma.
A iniciativa é fruto de uma parceria estratégica entre o Sistema Fecomércio-MT, por meio do Senac-MT, o Einstein Hospital Israelita, responsável pela gestão da unidade hospitalar, e a Secretaria de Estado de Saúde (Ses-MT).
A formação tem como objetivo capacitar profissionais aptos a participar de processo seletivo para atuar no Hospital Central de Alta Complexidade de Mato Grosso, em Cuiabá, cuja obra está com 95% de execução.
O curso terá carga horária de 60 horas-aula e priorizará a capacitação de pessoas em situação de vulnerabilidade social, incluindo pessoas com deficiência (PCDs). A medida reforça o compromisso das instituições envolvidas com a inclusão e a promoção da empregabilidade.
Para o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, a parceria é um passo significativo para a qualificação profissional na saúde do estado.
“O Hospital Central representa um avanço histórico para a saúde de Mato Grosso, e poder contribuir com a formação dos profissionais que irão atuar nessa unidade é motivo de grande orgulho para o Sistema Fecomércio. Estamos entregando oportunidades reais de capacitação e fortalecendo nossa missão de transformar vidas por meio do conhecimento e do trabalho”, destaca o empresário.
O diretor regional do Senac-MT, Edson Dahmer, reforça que a parceria estabelece um marco para a instituição.
“Essa parceria é um marco para a formação profissional em saúde no estado, unindo excelência, inclusão e empregabilidade. Reafirma nosso papel como agente de desenvolvimento humano e nosso compromisso com um futuro mais justo e com oportunidades para todos”, elenca Dahmer.
O dirigente ressalta, ainda, que a participação no curso não garantirá contratação, mas oferecerá uma oportunidade de qualificação alinhada às necessidades do Hospital Central.
Etapas de seleção
A lista de inscritos será divulgada na próxima sexta-feira (15).
Já na segunda-feira (18), os candidatos participarão de uma prova objetiva, com 30 questões de Língua Portuguesa, Matemática e Tecnologia da Informação.
O exame será aplicado on-line, com duração máxima de 1h30.
Em caso de empate na avaliação classificatória, serão adotados, nesta ordem, os seguintes critérios de desempate:
a) maior nota em Língua Portuguesa;
b) maior nota em Tecnologia da Informação;
c) melhor desempenho em Matemática.
O curso
O curso tem como objetivo capacitar os participantes para organizar e executar processos de trabalho aplicados à Administração de Serviços Hospitalares. É voltado a interessados na área e a profissionais que atuam no apoio ou auxílio às atividades de gestão.
Durante a formação, os alunos aprenderão a:
• Registrar e controlar a entrada e saída de pessoas, equipamentos e materiais, conforme normas e rotinas institucionais;
• Elaborar, preencher e formatar planilhas eletrônicas, seguindo os procedimentos de registro da instituição de saúde;
• Registrar e acompanhar o fluxo de atualização de dados e cadastros de clientes, funcionários e fornecedores;
• Controlar o andamento de solicitações recebidas de diversos setores, observando a estrutura, os processos internos e as interfaces organizacionais;
• Redigir documentos conforme as necessidades do gestor e da organização, de acordo com as normas da Língua Portuguesa e da ABNT;
• Organizar e classificar procedimentos administrativos relacionados aos serviços hospitalares.
Hospital Central
De acordo com a Ses-MT, o Hospital Central de Alta Complexidade terá infraestrutura de ponta e contará com 287 leitos, sendo estruturado para realizar uma média de 32 mil consultas médicas, 80 mil exames e 6.500 cirurgias por ano.
O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Via | Assessoria de Imprensa/Senac-MT (Sistema Comércio de Mato Grosso)
Compartilhe: