Mais de 25 mil candidatos fizeram a prova; certame abriu 406 vagas para cadastro de reserva em cargos de profissionais técnicos de níveis médio e superior

Alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT) comemoraram esta semana a aprovação no concurso público para formação de cadastro de reserva dos cargos de profissionais técnicos de níveis médio e superior em serviços de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde) da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).

Michelle Souza e Gabriel Morais cursam gratuitamente ‘Técnico em Enfermagem’, em Várzea Grande, ofertado a partir do Centro de Educação Profissional da instituição em Cuiabá, no bairro Boa Esperança.

“Estamos colhendo os frutos de uma educação profissional de excelência e retornando à sociedade o investimento feito na qualificação da população. O Senac é mantido pelas contribuições dos empresários mato-grossenses do comércio de bens, serviços e turismo, o que viabilizou a oferta deste curso gratuitamente em Várzea Grande e outras cidades”, enfatizou Rosana Abutakka, diretora de Educação Profissional do Senac-MT ao receber os estudantes na sede da Administração Regional, em Cuiabá.

Para se ter uma ideia, quando comercializado, o curso ‘Técnico em Enfermagem’ requer um investimento superior a R$ 12,5 mil e os alunos tiveram bolsa de 100%. Surpreso, Gabriel compartilhou um pouco da sua trajetória e alegria ao lembrar de todo o esforço dedicado.

“Ainda não estou acreditando, a ficha ainda não caiu. Fiquei sabendo do curso pela minha prima e dormimos na fila para fazermos a inscrição e conseguirmos a vaga. Agradeço a Deus, primeiramente, e à minha prima que me ajudou muito. A estrutura completa do Senac, laboratório muito amplo, didática dos instrutores me auxiliaram muito e deram uma grande base para esse concurso”, disse.

Já Michelle se deparou com a oportunidade de estudar de graça ao procurar cursos na área de design gráfico no site do Senac e comemorou a decisão acertada.

“Quando vi no site ‘bolsa de 100%’, liguei e coloquei meu nome na lista de espera. Aí eu pensei: ‘meu Deus, será que vai dar certo?’. Porque é muita gente interessada e sabemos que é um curso caro. E, felizmente, me chamaram! Muitas das coisas que vimos em sala de aula caíram no concurso. O Senac está de parabéns, a estrutura é ótima, os professores são muito capacitados, eu só tenho elogios. Agora, quero me formar, pegar meu Coren [registo no Conselho Regional de Enfermagem], ser convocada e tomar posse”, elencou a aluna.

Para o presidente do Sistema Comércio de Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Júnior, a conquista dos alunos reflete a excelência da formação oferecida pelo Senac-MT.

“O sucesso dos nossos alunos no concurso público da SES e de outros órgãos é um testemunho do compromisso do Senac com a qualidade do ensino e a capacitação profissional. A preparação rigorosa e o suporte contínuo oferecidos pela instituição são fundamentais para que esses estudantes se destacassem entre milhares de candidatos, garantindo-lhes oportunidades promissoras no mercado de trabalho”, assinala o empresário.

O gabarito definitivo e o resultado preliminar da prova objetiva do concurso da SES-MT foram divulgados na sexta-feira passada, dia 17, pela organizadora – Fundação Getúlio Vargas (FGV). Dos 33 mil inscritos, 78% compareceram para fazer a prova realizada, no dia 14 de abril, em cinco polos de Mato Grosso: Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Sinop e Rondonópolis. No lançamento do edital, em janeiro deste ano, o governador do estado, Mauro Mendes, reforçou a contribuição do certame para o esforço da administração em fazer a saúde funcionar.

“Precisamos de mais profissionais capacitados que possam atender a população com a qualidade e o carinho que ela merece. Esse concurso vem para trazer isso, e os convocados agora contarão com uma estrutura muito melhor para trabalhar, já que estamos com seis grandes hospitais em construção e ampliando os demais regionais”, destacou o chefe do poder executivo estadual à época.

No Vale do Araguaia

A instituição também registrou aprovações em concursos públicos municipais na região do Vale do Araguaia. As egressas Maria Paula Silva Kuhn e Luzia Taufman foram aprovadas nos certames de Vila Rica e Nova Xavantina, respectivamente.

Ambas tiveram a oportunidade de cursar gratuitamente ‘Técnico em Enfermagem’ sendo formadas pelo Senac-MT em Novo São Joaquim (Maria) e Confresa (Luzia), municípios atendidos pelo Centro de Educação Profissional da instituição de Barra do Garças.

O curso

O curso de ‘Técnico em Enfermagem’ do Senac-MT tem duração de dois anos e podem participar pessoas a partir dos 17 anos, que estejam cursando o 2º ano do Ensino Médio ou já tenham concluído este nível escolar.

São 1,8 mil horas-aula, entre atividades teóricas, práticas e estágio profissional supervisionado em quatro áreas – ‘Promoção à Saúde’, ‘Cuidado Integral de Enfermagem’, ‘Cuidado Especializado de Enfermagem’ e ‘Cuidado Crítico, Urgência e Emergência em Enfermagem’.

Os alunos desenvolvem as competências necessárias para prestar atendimentos aos pacientes na atenção primária, secundária e terciária, de acordo com os mais rigorosos padrões, de forma humanizada e segura, sendo absorvidos rapidamente pelo mercado de trabalho na capital e no interior do estado.

Além disso, o Senac investe continuamente em ações que atendam às demandas do mercado, garantindo que seus alunos e egressos estejam sempre preparados e atualizados para os desafios e oportunidades que surgem em suas carreiras.

Prova disso, foi a realização da ‘Semana Senac Saúde’, entre os dias 10 e 16 deste mês. A partir do tema ‘Cuidado, Inovação e Mercado’, o evento reuniu especialistas renomados em palestras, mesas-redondas e rodas de conversa no auditório da Fecomércio-MT, em Cuiabá, com transmissão simultânea no YouTube, facilitando e democratizando o acesso ao conhecimento.

Para saber em quais localidades a instituição possui inscrições abertas para a formação, os interessados podem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Senac-MT, via WhatsApp (65) 9 9917-6023, disponível para atendimentos das 7h15 às 19h45, de segunda a sexta-feira.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Via | Assessoria de Imprensa/Senac-MT (Sistema Comércio de Mato Grosso) Foto | Divulgação

(Visited 1 times, 1 visits today)