Nosso corpo foi feito para se movimentar, mas a modernidade nos faz ficar cada vez mais tempo sentados, então, é necessário tomar alguns cuidados, afirma o professor de Yoga, Ravi Kaiut
Passar longas horas sentado virou um hábito comum em todo o mundo, impulsionado por tecnologias modernas, trabalhos remotos e o aumento do sedentarismo. No entanto, essa prática pode trazer sérios impactos à saúde.
De acordo com estudo recente publicado no Journal of the American College of Cardiology (JACC), passar mais de 10 horas por dia em comportamento sedentário pode aumentar bastante o risco de insuficiência cardíaca e morte cardiovascular, mesmo em quem já pratica exercícios regularmente.
Passar muito tempo sentado também pode levar à perda de mobilidade, dores na coluna e até problemas como escoliose.
O corpo não foi feito para ficar sentado
Segundo o professor de yoga e naturopata, Ravi Kaiut, o grande problema em ficar muito tempo sentado é que o corpo não foi feito para isso, e sim para se movimentar.
“Nosso corpo foi feito para se movimentar, não para passar horas sentado. Quando ficamos muito tempo nessa posição, músculos e articulações podem ficar mais rígidos, e isso dificulta movimentos simples, como agachar ou se alongar, por exemplo”, explica.
Posições de Yoga para quem passa muito tempo sentado:
01 – Padottanasana:
“No Padottanasana, você precisa ficar em pé, com as pernas paralelas, inclinando o tronco para a frente a partir dos quadris, mantendo as pernas retas”;
02 – Janu Sirsasana:
“Nessa posição, você inicia sentado com uma perna estendida e a outra dobrada, com o pé apoiado na coxa interna da perna estendida. Incline-se para a frente, alongando a coluna”;
03 – Viparita Karani:
“Nesta posição, você fica deitado de costas com as pernas estendidas para cima, apoiadas em uma parede”.
—
Sobre Ravi Kaiut
Foi diagnosticado aos 4 anos com Síndrome de Legg Perthes, doença genética que destrói o quadril e causa grandes dores, como parte do tratamento passou a praticar Yoga, se apaixonou e decidiu que deveria compartilhar seu conhecimento com o mundo.Campeão brasileiro de fisiculturismo e 10º melhor do mundo, pelo Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo e Fitness, da Federação IFBB. Co-fundador da Greenlist, iniciativa com o objetivo de estimular o consumo sustentável. Ensina atualmente na unidade principal do Kaiut Yoga em Curitiba.
Compartilhe: