De opções vegetarianas até as que contém carne, dicas da Josapar levam ingredientes nutritivos e podem ser preparadas em poucos minutos

Nos dias mais frios, é comum que as pessoas busquem por refeições que ajudem a aquecer e proporcionem o bem-estar. E na lista dessas comfort foods, os risotos se destacam como uma refeição completa, capaz de alinhar o que há de melhor neste conceito: conveniência e conforto físico. Por isso, aos que procuram ideias práticas de como preparar um bom risoto, a Josapar, detentora das marcas Tio JoãoMeu Biju e Azeite Nova Oliva, elaborou um especial de receitas nutritivas com opções que vão desde as vegetarianas até as que levam carne.   

Quer um risoto saudável, rápido e saboroso, feito em poucos minutos? Então, confira as sugestões da Josapar a seguir. Risoto com espinafre, risoto com cogumelos, risoto de carne de panela e risoto com queijo são os destaques da companhia.

Risoto à parmigiana com espinafre

Ingredientes

– 1 embalagem de Cozinha & Sabor Tio João Risoto à Parmigiana (175 g)
– 2 xícaras (chá) de folhas de espinafre lavadas
– 1 colher (sopa) de azeite
– 1 talo de cebolinha verde picado
– 1 colher (chá) de pimenta rosa

Modo de preparo

Numa panela de fundo largo, aqueça 3 ½ xícaras (chá) de água (700 ml) até ferver. Acrescente o conteúdo do Cozinha & Sabor Tio João Risoto à Parmigiana e misture bem. Abaixe o fogo, deixe a panela semitampada e cozinhe por 15 minutos. Acrescente as folhas de espinafre, o azeite, a cebolinha e a pimenta rosa. Misture bem e sirva em seguida para manter a cremosidade.

Risoto de mignon com cogumelos

Ingredientes

– 1 embalagem de Tio João Cozinha e Sabor – Risoto à Valligiana 

– ¼ de xícara (chá) de Azeite Nova Oliva 

– 400 g de cubos de mignon 

– 3 dentes de alho amassados  

– ½ cebola cortada em cubinhos 

– 230 g de funghi seco 

– 2 colheres (sopa) de manteiga

– Sal e pimenta a gosto 

– Orégano fresco a gosto

Modo de preparo

Faça o Tio João Cozinha e Sabor – Risoto à Valligiana de acordo com as instruções da embalagem.  Em uma frigideira, aqueça o Azeite Nova Oliva, acrescente os cubos de mignon e deixe fritar sem mexer até obter uma “crostinha” na carne de um dos lados. Mexa para fritar por inteiro. Em seguida, adicione o alho e a cebola e refogue. Coloque o funghi seco e deixe incorporar. Então coloque o Risoto à Valligiana já cozido e a manteiga, mexa para obter uma mistura homogênea, corrija o sal e acrescente a pimenta a seu gosto e estará pronto. 

Risoto milanês com shitake

Ingredientes

Risoto:
– 1 embalagem de Risoto Milanês Tio João (175 g)
– 1 colher (sopa) de manteiga

Cogumelos:
– 2 colheres (sopa) de manteiga
– 100 g de cogumelo shitake lavado e cortado em fatias
– 100 g de cogumelo Paris lavado e cortado em fatias
– 4 talos de cebolinha lavados e picados

Modo de preparo

Prepare o risoto: ferva 3 ¼ de xícaras (chá) de água (650 ml) em uma panela de fundo largo. Adicione o conteúdo da embalagem de Risoto Milanês Tio João  e misture bem.
Abaixe o fogo e cozinhe em panela semitampada por 15 minutos.
Mantenha o fogo baixo, adicione a manteiga e mexa com cuidado até que o arroz esteja al dente e cremoso (2 a 3 minutos).


Prepare os cogumelos: aqueça uma frigideira grande e derreta 1 colher (sopa) de manteiga em fogo alto, adicione os cogumelos aos poucos para não juntar água e salteie-os até que fiquem levemente dourados.
Junte os cogumelos ao risoto e desligue o fogo. Acrescente a manteiga restante, a cebolinha verde e sirva em seguida.

Dica: caso não encontre o cogumelo shitake, faça a receita somente com o cogumelo Paris ou qualquer outro tipo de cogumelo fresco como o shimeji ou pleurotus.

Risoto Della Mamma

Ingredientes

– 1 embalagem Tio João Cozinha & Sabor – Risoto Napolitano

– 3 ¾ xícaras (chá) de água

– 1 colher (chá) de sal 

– 2 colheres (sopa) de Azeite Nova Oliva

– 1 dente de alho picado

– 1 colher (café) de sementes de erva-doce

– ½ linguiça calabresa fatiada

– 1 colher (sopa) de manteiga sem sal

– ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Modo de preparo

Ferva 3 ¾ xícaras (chá) de água. Em uma frigideira funda (risoteira), misture 1 xícara (chá) da água quente com o conteúdo da embalagem de Tio João Cozinha & Sabor – Risoto Napolitano e 1 colher (chá) de sal.

Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre. À medida que o líquido for evaporando, acrescente a água quente aos poucos até que os grãos estejam cozidos, mas firmes à mordida (al dente) e o risoto, cremoso.

Aqueça 2 colheres (sopa) de azeite em uma frigideira e refogue 1 dente de alho picado com 1 colher (café) de sementes de erva-doce. Junte ½ linguiça calabresa fatiada e frite até que fiquem douradas. Finalize o risoto acrescentando 1 colher (sopa) de manteiga sem sal, ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado e a linguiça refogada. Misture delicadamente e sirva a seguir.

Risoto de abóbora picante com linguiça

Ingredientes

Para o purê de abóbora:
– ¾ de xícara (chá) de abóbora japonesa, sem casca e sem sementes, cortada em cubos grandes (150 g)
– 2 colheres (sopa) de azeite
– Sal e pimenta do reino
– ½ colher (chá) de pimenta calabresa
– 1 colher (chá) de páprica picante

Para o risoto:
– 1 linguiça defumada cortada em cubinhos (5 mm de espessura)
– 2 colheres (sopa) de azeite
– 1 cebola pequena picada
– 1 xícara (chá) de Arroz Carnaroli Variedades Mundiais Tio João – Cozinha Italiana
– ½ xícara (chá) de vinho branco seco (100 ml)
– Cerca de 1 litro de caldo de frango quente
– ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
– 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
– 2 ramos de salsinha fresca picada
– 1 talo de cebolinha fresca picada
– Sal e pimenta do reino
– ½ pimenta dedo de moça, sem sementes, picada

Modo de preparo

Faça o purê de abóbora: tempere a abóbora com azeite, sal, pimenta do reino, pimenta calabresa e páprica picante. Embrulhe em papel-alumínio e asse em forno médio, pré-aquecido, por 50 minutos. Retire do forno e esprema a abóbora, ainda quente, com um espremedor de batatas ou um garfo, até formar um purê grosso. Reserve.


Prepare o risoto: aqueça bem uma frigideira e frite a linguiça em sua própria gordura até ficar dourada. Reserve. Na mesma frigideira, acrescente o azeite e refogue a cebola até que ela murche. Junte o arroz e refogue rapidamente. Acrescente então o vinho branco e espere o líquido secar. Aos poucos, junte o caldo de frango até cobrir o arroz, mexendo sempre. Espere secar e junte mais caldo. Repita esse processo até que o arroz esteja “al dente” (cozido, mas ainda firme). Desligue o fogo, adicione a linguiça e o purê de abóbora reservados e misture. Por fim, acrescente o queijo parmesão, a manteiga e as ervas frescas. Acerte o sal e a pimenta. Salpique pimenta dedo de moça picada e sirva em seguida.

Risoto de carne de panela e parmesão

Ingredientes

– 1 fio de Azeite Nova Oliva

– ½ cebola processada

– 1 xícara (chá) de Arroz Especial para Risoto Meu Biju

– ½ taça de vinho branco

– 1 litro de caldo de carne

– 250 g de carne cozida, desfiada e refogada

– 1 colher (sopa) de manteiga

– 100 g de queijo parmesão em lascas

– Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Em uma panela com um fio de Azeite Nova Oliva, refogue a cebola. Depois, acrescente o Arroz Especial para Risoto Meu Biju e o vinho branco. Aos poucos, vá adicionando o caldo de carne, mexendo sempre até branquear o grão. Em seguida, acrescente a carne de panela desfiada, uma colher de manteiga e deixe cozinhar até o grão ficar macio. Acerte o sal e a pimenta. Sirva com lascas de queijo parmesão por cima.

Risoto de tomatinhos e muçarela de búfala

Ingredientes

– 1 colher (sopa) de manteiga
– 1 cebola pequena picada
– 1 xícara (chá) de Arroz Especial para Risoto Meu Biju
– ½ xícara (chá) de vinho branco (100 ml)
– Sal
– 4 colheres (sopa) de manteiga
– 1 xícara (chá) de parmesão ralado
– 100 g de muçarela de búfala em fatias
– 200 g de tomates-cereja cortados ao meio
– Folhas frescas de manjericão

Modo de preparo

Aqueça a manteiga em uma panela de fundo largo, ou em uma frigideira funda, e refogue a cebola até ficar transparente. Junte o arroz e refogue até que os grãos fiquem ligeiramente opacos.

Acrescente o vinho branco e, quando ele tiver evaporado quase completamente, despeje 1 xícara de água quente (200 ml). Tempere com sal e mexa sempre, até o líquido começar a secar. Acrescente mais líquido (600 ml), aos poucos, até que os grãos estejam cozidos, porém firmes, e bem envolvidos no caldo.

Desligue o fogo e adicione a manteiga e o queijo e misture até incorporar ao risoto. Finalize misturando a muçarela de búfala, os tomates-cereja e as folhas de manjericão. Sirva imediatamente.

Variação: para um sabor mais intenso, adicione 1 lata de tomates pelados picados ou 1 tomate bem maduro, sem pele e sem semente, no início do cozimento do risoto. Finalize com folhas frescas de rúcula.

Mais informações

Para conferir receitas como estas e muitas outras, acesse o site das marcas Tio João e Meu Biju. Mais informações e para adquirir os produtos da Josapar, acesse o e-commerce Armazém Tio João

Sobre a Josapar

Com uma tradição de qualidade desde 1922 e líder nacional do mercado de arroz, a Josapar possui unidades industriais em Pelotas (RS), Jaboatão dos Guararapes (PE), Itaqui (RS), Tatuí (SP) e Cristalina (GO), e conta com os mais modernos processos de produção. A empresa detém a Certificação FSSC 22000, uma norma internacional de segurança de alimentos reconhecida pela Global Food Safety Initiative (GFSI), para as principais unidades de arroz branco e arroz parboilizado. Além do tradicional Arroz Tio João, a Josapar está presente no mercado com o arroz e o feijão Meu Biju; com a marca SupraSoy, de alimentos em pó à base de proteína vegetal; com o Azeite Nova Oliva; e as marcas Soy+, Beleza, Exato, Tio Mingote e No Ponto.

Via | Assessoria Foto | Divulgação

(Visited 1 times, 1 visits today)