Deprecated: Hook custom_css_loaded is deprecated since version jetpack-13.5! Use WordPress Custom CSS instead. O Jetpack não é mais compatível com CSS personalizado. Leia a documentação do WordPress.org para saber como aplicar estilos personalizados ao seu site: https://wordpress.org/documentation/article/styles-overview/#applying-custom-css in /home/storage/b/81/28/giromt1/public_html/wp-includes/functions.php on line 6085
Giro MT Notícias - Férias escolares: período é valioso para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo das crianças, aponta pesquisa

Férias escolares: período é valioso para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo das crianças, aponta pesquisa

Especialista explica que dar uma pausa na rotina ajuda a aliviar a tensão, estresse e a ansiedade dos pequenos 


O período de férias escolares pode gerar preocupação nos pais e responsáveis quanto ao comprometimento no processo de aprendizagem dos filhos. Especialistas acreditam que a pausa no cronograma de atividades pode colaborar para saúde mental e física dos pequenos.  

O cérebro da criança trabalha constantemente para adquirir o máximo de informações possíveis, momentos de descanso são necessários para absorção de todo esse aprendizado. De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, Jaqueline Rocha, picos de estresse atingem não só os adultos, mas as crianças também com a rotina escolar. É importante fazer pausas pois elas ajudam a aliviar a carga de estresse e o cansaço que foram acumulados ao longo do dia e no primeiro semestre do ano.

Um estudo divulgado pela Academia Norte-Americana de Pediatria (APP) mapeou a rotina de estudantes ao longo de cinco anos. Os especialistas afirmam que o período de férias é valioso para o aprendizado, crescimento das crianças e ainda contribui no desenvolvimento social, emocional e cognitivo. 

Como misturar diversão com aprendizagem durante as férias?  A docente explica que durante esse período os responsáveis devem desapegar do planejamento e controle sobre as atividades. Durante as férias, as crianças devem ter o tempo livre para conhecer e explorar novas atividades, pois é quando os níveis de curiosidade, atenção e motivação estão mais aguçados. 

Leitura: estimular o hábito de leitura durante a infância permite que a criança tenha desenvolvimento emocional e intelectual. Para mantê-lo ativo durante as férias, os responsáveis podem fazer passeios até livrarias e bibliotecas, assim, os filhos poderão escolher aquele livro que mais se identificam. Isso fará que a criança fique ainda mais interessada pela leitura.    

Aplicativos educativos: a nova geração é conhecida como nativos digitais, por isso introduzir novas formas de aprendizagem que sejam mais interativas detêm maior atenção dos pequenos. Aplicativos gratuitos permitem também que a criança aprenda enquanto se diverte brincando.    

  

Brincadeiras ao ar livre: essa é uma possibilidade para tirar a atenção das telas por algumas horas. Dentro ou fora de casa, pensar em brincadeiras ao ar livre é uma ótima maneira de introduzir um estilo de vida saudável e livrar a criança do sedentarismo. Aposte em brincadeiras que sejam educativas e instrutivas, que possam gastar energia e estimular o raciocínio e as habilidades motoras.    

  

Envolver a criança em atividades de casa: alguns responsáveis não permitem que as crianças se aproximem da cozinha e utensílios domésticos, tampouco, deixam as crianças ajudarem com alguma tarefa doméstica. Envolver os filhos nessas atividades como no preparo de refeições pode parecer natural, porém é algo extraordinário para os pequenos. Além de estimular a curiosidade, pode deixar a criança aberta a descobrir novos alimentos e expandir o paladar.

Limitar a criatividade da criança e colocá-la sob pressão com uma rotina regrada cheia de afazeres e obrigações são exemplos inofensivos para alguns pais, no entanto, podem despertar diferentes sentimentos nos filhos que nem mesmo eles conseguem distinguir.  

“Para evitar potenciais consequências nas diversas etapas do crescimento, é fundamental estar atento ao bem-estar mental da criança. Devido à maneira única como as crianças expressam suas emoções e sentimentos em comparação aos adultos, é crucial procurar a assistência de um especialista em psicologia infantil. Utilizando abordagens lúdicas, esse profissional terá a capacidade de identificar tais conflitos e elaborar estratégias apropriadas”, finaliza a docente.

Sobre a Anhanguera            

Fundada em 1994, a Anhanguera faz parte da vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho, em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Em 2023, passou a ser a principal marca de ensino superior da Cogna Educação, com o processo de unificação das instituições, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. A instituição ampliou seu portfólio, disponibilizando novas opções para cursos Livres; preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos.  Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todo o país. A instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Acesse o site e o blog para mais informações.           

Share this content:

(Visited 1 times, 1 visits today)