Com origem em Fortaleza (CE), o acampamento é uma iniciativa da Comunidade Católica Shalom que, desde 1982, promove eventos voltados à juventude com o objetivo de favorecer uma experiência com Deus

O Acamps, ou Acampamento de Jovens Shalom, é um evento internacional e acontecerá pela segunda vez em Mato Grosso. Com origem em Fortaleza (CE), o acampamento é uma iniciativa da Comunidade Católica Shalom que, desde 1982, promove eventos voltados à juventude com o objetivo de favorecer uma experiência com Deus. Neste ano, o Acamps acontecerá nos dias três a sete de julho, em Chapada dos Guimarães (a 67 km de Cuiabá).

Além de Mato Grosso, o evento é amplamente realizado em todas as regiões, com ênfase no nordeste. Desde 2019, o Acamps conta com uma versão europeia – o Acamps Summer Festival, que já aconteceu na Hungria e na Itália. Já em 2022, os Estados Unidos e o Canadá aderiram ao estilo de acampamento e iniciaram as primeiras edições. 

Neste ano, a edição mato-grossense do evento terá quatro dias de duração, com uma programação que mescla uma colônia de férias com um retiro para jovens. O Acamps é realizado pelos missionários da Comunidade Shalom, os quais são voluntários e se dedicam ao máximo pela boa experiência dos participantes.

Otávio Douglas, missionário da Comunidade Shalom e coordenador do evento, detalha que o acampamento é uma oportunidade para que o participante possa ter uma experiência fora do comum de um retiro. 

“O Acamps é um momento em que o jovem pode ter uma experiência com Deus de uma forma diferente. Nós teremos o lazer, noites temáticas, as nossas festas, momentos de convivência, fraternidade, além dos momentos de oração. Tudo isso para que o jovem entenda que ele não precisa deixar de ser jovem para ter uma experiência nova dentro da Igreja”, explica Otávio.

 

Experiência que transforma

O Acamps, dada a sua história e recorrência no país, é um meio pelo qual muitos jovens conseguem encontrar o sentido da vida fora dos entorpecentes e do crime. Segundo Otávio, a participação no acampamento tem um efeito transformador em quem dá essa chance. 

“O jovem é transformado através da alegria, da paz interior, que muitas vezes ele não encontra nas festas, nas baladas. No Acamps não é uma alegria de uma noite, mas sim uma alegria constante, que dá sentido para a vida. É como se o jovem encontrasse aquilo que estava procurando nas drogas, nas festas, na bebida, e ele entende que o sentido da vida dele é mais amplo do que ele imaginava”, comentou. 

Um dos jovens que teve o sentido da vida transformado foi Gabryel Andrade, de 23 anos. Engenheiro civil, ele já participava dos encontros da Comunidade quando teve a oportunidade de ir para um Acamps em Brasília (DF). Lá, Andrade teve uma experiência nova e decidiu aprofundar a sua caminhada com Deus.

Atualmente, Gabryel também é missionário da Comunidade e recomenda a experiência para quem tem dúvidas perante o seu próprio futuro. 

“Foi no Acamps que eu fiquei mais apaixonado pela Comunidade, quando eu vi aquela estrutura, aqueles jovens, eu percebi que eu precisava dar passos maiores. Eu fui no Acamps em três lugares e eu vi que a experiência com Deus é incrível em qualquer lugar. Ter essa oportunidade aqui é algo que as pessoas não podem perder”, disse Gabryel. 

O Acamps está com inscrições abertas para o segundo lote pelo valor de R$ 300. A inscrição pode ser feita neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfpxkHXvIlBa0zb6iNH2kdQFNuAszqOni_9VQPeRcLRfv4MVA/viewform

Serviço
O quê: Acamps 

Quando: 3 a 7 de julho

Onde: Chácara Recanto Encanto, em Chapada dos Guimarães

Informações: 65 99227-5332 (Otávio Douglas)

Instagram @juventudeshalomcba

Via | Assessoria Fotos | Divulgação

(Visited 1 times, 1 visits today)