Ação gratuita realizada pela parceria entre Prefeitura, Governo e Assembleia, beneficiando moradores de 19 bairros.

“Agora a casa é nossa”, comemorou o casal Arlinda e Benedito dos Santos, ao receber a escritura definitiva do imóvel onde moram há quase 30 anos, no bairro 15 de Maio. “A gente só tinha o documento de compra e venda que comprovava a posse da casa, mas não tínhamos segurança alguma. Até então, ninguém tinha vindo aqui conhecer essa realidade, mas a equipe do prefeito Kalil começou a fazer o levantamento e hoje estamos realizando um sonho, de ter uma propriedade reconhecida”, completou Benedito.

O casal representa o sentimento de toda uma comunidade que acaba de ser beneficiada com escrituras de regularização fundiária. Ao todo, 700 residentes em 19 bairros foram beneficiados pela entrega da escrituração definitiva, que é fruto de uma parceria da Prefeitura de Várzea Grande com o Governo do Estado, por meio do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat).

A entrega dos títulos de regularização fundiária definitivos, registrados em cartório, de forma gratuita aos moradores, foi realizada pelo prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB) e o governador do estado, Mauro Mendes (União). A solenidade foi realizada nesta sexta-feira (24) na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Tenente Abílio da Silva Moraes’, no Bairro 15 de Maio. “Títulos resgatam a cidadania e a dignidade aos moradores de Várzea Grande”, afirmou o emedebista.

Durante a entrega, Kalil Baracat elencou as conquistas que a população várzea-grandense e sua gestão vêm contabilizando, resultado de uma articulação política contínua e que preza pelo diálogo e a solução dos problemas. “O governador Mauro Mendes é um grande parceiro da cidade. Atuamos em conjunto em várias áreas, como no saneamento básico, na infraestrutura, acabamos de dar início às obras de duplicação da rodovia Imigrantes, um projeto que inicialmente não estava contemplado. Além do governo, temos apoio e interlocução no Senado, e agradeço aqui ao senador Jayme Campos, na Assembleia Legislativa, no Poder Judiciário, na Câmara Municipal e no Intermat. Esse é o jeito MDB de governar, buscando parcerias, aplicando bem os recursos e mostrando resultados. Só quero agradecer”.

“Esse é um sonho de muitos e muitos anos de espera. A escritura totalmente registrada em cartório é definitiva, e coroa o sonho da casa própria. Que esse título, que é fruto de uma parceria com o prefeito Kalil e retrata o empenho de vários servidores, seja apenas mais uma conquista de tantas que vocês vão fazer a partir de agora”, pontuou o governador Mauro Mendes.

A solenidade integrou a programação que celebra os 157 anos de fundação de Várzea Grande. Ainda como ‘presente’ e comprovação do zelo na aplicação dos recursos públicos, o prefeito emedebista anunciou novas obras para a região, como a construção de uma praça no 15 de maio.

Bairros beneficiados – Os títulos de regularização fundiária foram entregues aos moradores dos bairros 15 de Maio, 24 de Dezembro, 7 de Maio, Asa Bela, Asa Branca, Cabo Michel, Cristo Rei, Dom Orlando Chaves, Cohab Jayme Campos, Cohab Dom Bosco, Jardim Adália , Jardim Primavera, Nossa Senhora da Guia, Novo Mato Grosso, Parque Nova Era, Santa Isabel, Santo Afonso, São Simão e Tarumã. A parceria para ampliar a regularização fundiária em Várzea Grande deve contabilizar, até o final da gestão de Kalil Baracat, a entrega de 15 mil títulos de propriedade. “Já entregamos mais de 3.700 títulos. Contemplamos outras 700 famílias que passam a ser donas dos seus imóveis”.

Pessoas como Dona Maria Aparecida Lopes Duarte, também moradora do 15 de maio, comemora o resultado prático da articulação do prefeito Kalil. “Desde 1988 eu espero por esse dia. Hoje estou muito feliz. Muito feliz mesmo. Posso ampliar minha casa devagarzinho, pois tenho o documento”.

O dia de hoje, para a família Edilva Pinto de Morais, foi um misto de felicidade com saudade. O pai dela faleceu há 44 dias, sem ver o sonho do reconhecimento da titularidade do imóvel se concretizar. “Há mais de 35 anos ele esperou por esse dia. Queria ter o documento, pagar o IPTU. Ele mesmo fez o recadastramento. Mas a minha mãe está segura agora, estamos sim, felizes, porque é dignidade, ter uma casa própria reconhecida em documento, é dignidade, é segurança”.

Via | Assessoria Foto | Maycol Entonny

(Visited 1 times, 1 visits today)