Evento busca soluções para cenário crítico vivenciado pela saúde em MT

Aconteceu no último dia 04 de maio o 1º Fórum Mato-grossense de Saúde Pública, realizado no Conselho Regional de Medicina (CRM-MT), em conjunto com o Sindicato dos Médicos (Sindimed-MT) e a Associação Médica de MT, realizado no auditório do CRM, em Cuiabá. 

No evento foi debatido o tema “Promovendo diálogos para fortalecer a saúde pública em Mato Grosso”, com a presença de médicos, procuradores da Justiça e servidores públicos que trabalham na área da Saúde, com o objetivo de discutir e propor ações em busca de soluções para o cenário crítico vivenciado pela saúde pública do Estado.

O objetivo principal do evento foi de criar parâmetros (propor parametrização), para as contratações dos serviços públicos terceirizados e evitar a precarização do trabalho do médico e os direitos desses profissionais. “Para que isso ocorra, estamos chamando todos os entes responsáveis como o Sindicato dos Médicos, a OAB, Associação Médica, Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso, Tribunal de Contas, Academia de Medicina, Sindicato dos Médicos, para discutirmos e chegarmos a um consenso entre as entidades, proporcionando mais transparência e segurança nos contratos de prestações de Serviços e assim melhorando as relações do profissional que trabalhar em nosso Estado.

Explica o 1º vice-presidente do CRM-MT e presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, regional Mato Grosso (SBOT-MT), Dr. Adriano Pinho.

“A Comissão de Saúde Pública é um avanço, pois a grande reclamação dos colegas médicos era em relação a esse distanciamento da autarquia, que ficava esperando as demandas chegarem e da realidade local, considerando que Mato Grosso é muito grande e as diferenças entre as unidades, cidades e regiões são incontáveis. Temos que ir às regiões, conhecer a realidade e atuar dentro daquilo que é a nossa competência, para  melhorar/minimizar o que estão acontecendo, melhorando as condições de trabalho e ouvindo os profissionais”, explica Dr. Adriano, que preside a comissão. 

Como presidente da Comissão de Saúde Pública, Dr. Adriano esclarece que mensalmente essa comissão vai às unidades de saúde pública. O projeto deste ano é começarmos pela grande Cuiabá, visitando unidades médicas como UPAs, policlínicas, para vermos a realidade de perto, aproximando o Conselho do profissional, dos diretores técnicos e diretores clínicos dessas unidades, ouvindo-os e orientando-os naquilo que pode ser feito e naquilo que for preciso. “A ideia é estreitar laços com essas instituições para melhorar e não ficar apenas isolados, esperando as demandas chegarem. Ir e ver a realidade, notificando as irregularidades e fortalecendo as ações do diretor técnico e clínico naquele local, mostrando a importância da ação deles naquele local”, afirma o presidente. 

Importantes palestras foram apresentadas durante o fórum, como o papel do Tribunal de Contas na saúde pública, debatido pelo Procurador-Geral de Contas Adjunto William Brito Júnior, Atuação do Ministério Público de MT na área da saúde, apresentado pelo Dr. Milton da Silveira Neto, Promotor e Coordenador da CAO Saúde do Ministério Público de Mato Grosso, A importância da adoção de “melhores parâmetros para as contratações de serviços públicos terceirizados” como forma de se evitar a precarização do trabalho e garantir os direitos dos profissionais médicos, realizado pela Drª Mara Costa, Assessora Jurídica da Diretoria do CRM-MT e o panorama atual da gestão estadual em saúde, dado pela Drª. Siriana Maria da Silva, Superintendente de Gestão Regional, responsável pelos 16 escritórios regionais de saúde.

Na segunda parte do evento o Dr. Jordani Machado, Presidente do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais – Sinmed-MG e Conselheiro fiscal da Federação Médica Brasileira – FMB, falou sobre o plano de carreira dos servidores médicos do estado de MG: conquista do Sinmed-MG em defesa da categoria, Dr. Fernando Luiz de Mendonça, Diretor de Relação com Acadêmicos do Sinmed-MG e vice-presidente da Federação Médica Brasileira – FMB, falou sobre a Precarização do trabalho Médico e finalizou com o Dr. Bruno Costa Silva, Advogado do Sindimed-MT, especialista em Direito Público, atuante nas áreas do Direito Sindical, Público, Administrativo e Coletivo, em uma palestra sobre o tema: Fortalecendo a Medicina em Mato Grosso: Por uma Carreira Médica Digna e a Criação de uma Fundação Hospitalar.

Uma proposição saída do fórum seria um avanço para todo o estado. “Pegando todas essas entidades envolvidas direta e indiretamente no estado, para sentar e discutir a saúde no nosso estado e formas de criar parâmetros de contratação de trabalho para a saúde como um todo e para o médico, com certeza, vai avançar e isso vai refletir em melhores resultados para a população. Se você tem unidades funcionando, juntamente com profissionais de saúde recebendo seu salário e trabalhando de forma digna, com certeza um reflexo disso vai ser uma melhor saúde pública para a população, com melhor oferta de serviço, profissionais qualificados em todas as regiões, comprometidos.

Dr. Adriano finaliza dizendo que “em Mato Grosso não faltam profissionais, o último Censo realizado, mostrou que o estado está acima da média em se falando em profissionais por mil habitantes, o que falta é melhorar a distribuição desses profissionais e como melhorar? Dando condições de trabalho e segurança contratual de que ele vai receber os frutos do seu trabalho. A ideia geral é essa”.

Via | Assessoria Fotos | Divulgação

(Visited 1 times, 1 visits today)