São muitas as cidades em franca expansão em Mato Grosso que ainda não dispõem de uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar. Atento a essa situação, o deputado estadual Sebastião Rezende esteve nesta semana em audiência com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, coronel Alessandro Borges, para pleitear novas unidades da corporação para cidades que são pólos agrícolas e estão em franca expansão no Estado.

Há muitos anos que o parlamentar vem trabalhando para que mais cidades de Mato Grosso possam receber unidades do Corpo de Bombeiros. Em continuidade a essa proposta, Rezende reforçou a necessidade de seguir expandindo a instituição no interior do Estado, especialmente após o reforço de novos militares em função do chamamento em 2023 dos aprovados no último concurso.

Sebastião Rezende exemplificou que é crucial que cidades como Colniza, no extermo norte do Estado, recebam também uma base do Corpo de Bombeiros. Nesse exemplo, Colniza é uma região onde predomina a agricultura familiar, sendo conhecida como a capital mato-grossense do café e do cacau. Em caso de sinistros, a unidade dos Bombeiros mais próxima fica na cidade de Juína/MT, a mais de 300 quilômetros de distância.

Conforme Rezende, muitas das cidades mato-grossenses, como Colniza, têm um perfil econômico com crescente necessidade de serviços especializados nas áreas de salvamento e de combate a incêndios residenciais, comerciais e florestais. Além do mais, observa que a presença da corporação traz a sensação de segurança, preserva vidas e ainda estimula a atração de investimentos, uma vez empresários ficam mais confiantes na estrutura de proteção de suas empresas.

Uma das conquistas desse antigo trabalho do deputado Sebastião Rezende pela interiorização do Corpo de Bombeiros está na cidade de Alto Araguaia, no extremo sul de Mato Grosso, onde houve uma atuação persistente e contundente por parte do parlamentar até sua concretização em 2018. Antes, em caso de necessidade, a cidade dependia dos bombeiros localizados em Rondonópolis, a mais de 200 quilômetros. A chegada do Corpo de Bombeiros trouxe mais segurança não só para Alto Araguaia, mas para municípios vizinhos como Alto Taquari.

Via | Assessoria Foto | Divulgação

(Visited 1 times, 1 visits today)