Etapa regional da 5CNCTI será realizada nos dias 29 e 30 de abril, em Goiânia, e terá presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos


A etapa regional Centro-Oeste da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI), evento que discute as prioridades para a área científica nos próximos dez anos, será realizada nesta segunda (29) e terça-feira (30), em Goiânia. O encontro irá reunir recomendações dos estados do Centro-Oeste para a Conferência Nacional, que ocorrerá em junho, em Brasília, e que é considerada o principal fórum de debates sobre políticas públicas de ciência e tecnologia no país.

No encontro regional, representantes de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal também devem debater novas ações para impulsionar a pesquisa e desenvolvimento em seus estados. Interessados em participar podem se inscrever, gratuitamente, aqui.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participará de ato solene marcado para o segundo dia do encontro, juntamente com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, de representantes das secretarias de ciência, tecnologia e inovação dos estados do Centro-Oeste e outras autoridades.

“A conferência é um importante espaço de diálogo para refletir sobre o papel da ciência, tecnologia e inovação no país e seus rumos nos próximos anos. Esta é a grande oportunidade de análise de programas, planos e os resultados dessa implementação. Depois desta análise, poderemos propor recomendações para uma nova Estratégia Nacional de CT&I para o futuro nos próximos 10 anos. Este é um importante espaço democrático de escuta entre o governo e a sociedade”, afirma a ministra.

O evento será realizado no campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG). A expectativa é reunir lideranças da comunidade científica, gestores, professores e estudantes de universidades públicas e privadas, demais pesquisadores e representantes de empresas do setor.

Logo após a abertura da conferência, marcada para 9h de segunda (29), haverá uma palestra magna de Anderson Gomes, secretário-geral adjunto da 5CNCTI e diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), e Guilherme Calheiros, secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).


A programação prevê ainda debates sobre o papel da ciência e tecnologia “para um Brasil desenvolvido, justo e sustentável”, estratégias de recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, medidas para apoio à inovação nas empresas, avaliação de programas e projetos estratégicos (área que abrange temas como transição energética, transição digital, saúde, meio ambiente, clima e inteligência artificial) e uso da ciência para o desenvolvimento social.

Em outro destaque, representantes das pastas de ciência e tecnologia no Centro-Oeste devem apresentar um resumo das discussões realizadas nas conferências estaduais –o que deve nortear a elaboração de um documento próprio com recomendações a nível regional. A programação completa pode ser vista aqui.

“Estamos entusiasmados em sediar esta importante conferência que reunirá líderes e especialistas em ciência, tecnologia e inovação da região Centro-Oeste. É uma oportunidade ímpar para discutirmos estratégias e promovermos colaborações que impulsionem o desenvolvimento científico e tecnológico em nossos estados”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico.

5ª Conferência Nacional de CT&I será de 4 a 6 de junho, em Brasília


O encontro em Goiânia representa a 4ª etapa regional da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, marcada para 4 a 6 de junho, em Brasília. Também neste mês, houve agendas nas regiões Sudeste, Norte e Sul –já a conferência no Nordeste será em 2 e 3 de maio. O objetivo dos encontros é promover a participação da sociedade nos debates sobre políticas públicas voltadas para a área e construir um plano de ações que deve integrar a nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, a ser implementada até 2030 em todo o país.

Mais de 55 mil pessoas já participaram, de forma online ou presencial, dos encontros preparatórios da 5CNCTI. Além das conferências regionais, mais de 200 encontros estaduais, municipais, temáticos e conferências livres estão sendo realizados em todo o país desde o início do ano – recorde na história do evento, que já teve quatro edições.


A cada conferência preparatória, grupos de trabalho elaboram recomendações para o encontro nacional. No debate, também são discutidos pontos importantes para a produção científica e apresentadas novas parcerias na área em cada região.


Realizada pelo MCTI, com organização do CGEE e apoio de dezenas de atores do ecossistema da CT&I, a 5CNCTI é o principal fórum de debates para o futuro da ciência no Brasil. A primeira edição da conferência ocorreu em 1985, logo após a criação do MCTI. Já a última edição ocorreu há 14 anos – daí a importância da conferência deste ano e dos encontros regionais, estaduais e municipais da área, entre outras agendas temáticas prévias que ocorrem desde setembro do último ano.

SERVIÇO

Conferência regional centro-oeste de ciência e tecnologia

Data: 29 e 30 de abril

Horário: 9h

Local: UFG Campus Samambaia (Teatro da EMAC – Av. Esperança, s/n – Chácaras de Recreio Samambaia, Goiânia/GO)

Inscrições, transmissão e mais informações: Link

Via | Assessoria Foto | Divulgação

(Visited 1 times, 1 visits today)