Juliana Amorina, diretora presidente do iABCD, fala sobre diagnóstico, acompanhamento, desafios, suportes fundamentais para a superação, e o desenvolvimento das potencialidades de quem possui dislexia

A dislexia, um transtorno específico da aprendizagem que compromete habilidades básicas de leitura, tem um impacto importante na sociedade. De acordo com a Associação Americana de Psiquiatria, ela pode afetar entre 5% e 15% da população mundial, posicionando-se como um desafio importante na vida das pessoas que não possuem o acompanhamento adequado. Ainda que seja uma realidade relevante, a dislexia permanece desconhecida por grande parte das pessoas, e frequentemente é confundida com outras dificuldades.

Para promover a conscientização sobre o tema, a Juliana Amorina, diretora presidente do Instituto ABCD, uma organização social sem fins lucrativos que se dedica a divulgar conhecimentos cruciais para a qualidade de vida das pessoas com dislexia no Brasil, divide cinco conceitos esclarecedores sobre o transtorno.
 

1. Desafio e superação

Para aqueles que enfrentam a dislexia, as palavras podem se transformar em um labirinto desafiador. A leitura e a escrita, que muitas vezes são tarefas cotidianas, podem se converter em obstáculos complexos, gerando frustração e uma sensação de desafio constante. “A dislexia pode envolver dificuldades na decodificação de palavras, na fluência da leitura e na ortografia, afetando o processo de aprendizagem e o acesso ao conhecimento. No entanto, ao entender e enfrentar esses desafios, é possível desencadear um incrível potencial de superação e crescimento pessoal.”- Afirma Juliana Amorina.
 

2. Diagnóstico feito por equipe multidisciplinar

Não há apenas um profissional específico que possa diagnosticar uma pessoa com dislexia. “Uma equipe multidisciplinar, composta por professores, fonoaudiólogos, neuropediatras e psicopedagogos, é ideal para guiar o processo de diagnóstico e definir tratamentos eficazes para a pessoa com o transtorno da aprendizagem.” – assegura a diretora presidente.

3. Dislexia em todas as fases da vida

“É durante a infância e a fase de alfabetização que a dislexia pode se manifestar de maneira mais evidente, afetando diretamente o desenvolvimento educacional. Entretanto, é um desafio constante que persiste por toda a vida.” – esclarece Juliana. Para que pessoas com dislexia desenvolvam ferramentas e habilidades adaptativas, é extremamente importante que tenham suporte adequado.
 

4. Habilidades potencializadas

A dislexia não é uma doença e, por isso, não tem cura. Mas com um diagnóstico apropriado, uma intervenção de alta qualidade e apoio emocional é possível alcançar sucesso na escola, no trabalho e na vida. É fundamental saber que as pessoas com dislexia têm consigo um conjunto de habilidades que podem ser verdadeiros trunfos em várias esferas da vida. Muitos possuem pensamento criativo e visual excepcionais, facilidade em enxergar soluções únicas para problemas complexos, capacidade para pensar fora da caixa, associando ideias e conceitos de maneiras inovadoras. “Para potencializar essas habilidades, é fundamental que vivam em ambientes de aprendizado que valorizem e estimulem seu desenvolvimento. Um exemplo notável é a escritora Agatha Christie, que possui dislexia e se tornou um ícone literário de renome mundial.” – defende a diretora presidente.

5. Suporte escolar é essencial

A Lei 14.254/21, aprovada em dezembro de 2021, garante o acompanhamento integral e específico para alunos com dislexia, TDAH e outros transtornos de aprendizagem. O suporte escolar é indispensável para assegurar que crianças com dislexia superem as barreiras na aprendizagem, consigam ser alfabetizadas e se desenvolvam plenamente no processo educacional.
 

“Com as informações corretas, é possível eliminar barreiras, apoiando de maneira eficaz aqueles que vivem com essa condição.” – conclui Juliana Amorina.

Sobre o Instituto ABCD

O Instituto ABCD é uma organização social sem fins lucrativos que se dedica, desde 2009, a gerar, promover e divulgar conhecimentos que tenham impacto positivo na vida de brasileiros com dislexia e outros transtornos de aprendizagem, com o objetivo de garantir que todos tenham sucesso na escola, no trabalho e na vida.

via | Assessoria Foto | Freepik

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