Objetivo é oferecer capacitação profissional para inserção no mercado de trabalho da região

Em abril, cerca de 20 mulheres entre 18 e 65 anos começaram a transformar suas vidas ao participarem das primeiras aulas do curso gratuito de corte e costura apoiado pela Atvos, uma das maiores produtoras de biocombustíveis do Brasil. A iniciativa faz parte do projeto social “Mãos que Brilham” promovido pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (SMIC) e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Prefeitura de Alto Taquari, em Mato Grosso, em parceria com o SENAI/MT.

“Por meio da oferta de cursos gratuitos de educação profissionalizante, ajudamos a abrir as portas para que os moradores da região vislumbrem a entrada no mercado de trabalho, seguindo a vocação econômica do município, que vai muito além do agronegócio. Queremos fomentar o desenvolvimento socioeconômico das comunidades localizadas no entorno das operações da companhia, como é o caso de Alto Taquari, onde estamos presentes com uma unidade agroindustrial que leva o nome da cidade (UAT)”, afirma Chafick Fair Luedy, diretor de Pessoas & Organização da Atvos.

A capacitação de corte e costura também visa dar nova possibilidade de renda às mulheres. Além de cursarem módulos fundamentais de modelista, costureiro industrial, empreendedorismo e negociação em vendas, elas também são incentivadas a criar uma associação de costureiras para vender suas produções ao comércio local após a conclusão do curso, em junho.

“Minha avó era costureira e nunca me deixou brincar com sua máquina de costura. E quando faleceu, essa foi a única herança que ela deixou, além da saudade. Aproveitei essa oportunidade para aprender a mexer no equipamento e ter uma profissão para me tornar independente financeiramente. Fiz meu primeiro pano de prato e shorts e me apaixonei pela costura. Quero seguir adiante e montar um ateliê online que terá um nome para homenagear minha avó. E ter uma loja de roupas desenhadas e confeccionadas por mim futuramente”, garante Monielly Magalhães, aluna do curso.

A expectativa é de que a parceria entre Atvos, SENAI/MT e Prefeitura de Alto Taquari também promova outras capacitações ao longo do ano. Entre elas, de empreendedorismo para cooperativa; negociação e vendas; mecânico de manutenção e instalação de ar-condicionado; mecânico de manutenção de máquinas agrícolas; além de almoxarife.

Sobre a Atvos

A Atvos é uma das principais produtoras de biocombustíveis do Brasil, e também produz açúcar VHP e energia elétrica limpa e sustentável por meio da biomassa da cana-de-açúcar. A partir desta matéria-prima, a companhia tem capacidade para produzir cerca de 3,3 bilhões de litros de etanol, que podem movimentar mais de 60 milhões de carros compactos; 750 mil toneladas de açúcar VHP, volume capaz de adoçar as vidas de milhões de famílias após refinado; além de cogerar aproximadamente 4,2 mil GWh de energia elétrica a partir de biomassa, suficiente para abastecer uma população de mais de 20 milhões de pessoas. Possui cerca de 10 mil integrantes nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde estão localizadas suas oito unidades agroindustriais.

Como um player relevante na geração de energia limpa e renovável, a empresa é uma das principais emissoras nacionais de créditos de descarbonização (CBIOs), tendo renovado a certificação do RenovaBio de todas as suas unidades agroindustriais até 2025. Ainda pela frente socioambiental, conta com o Energia Social, que apoia projetos voltados para temas como educação, cultura, saúde, segurança, meio ambiente e atividades produtivas. A iniciativa tem como objetivo fomentar o desenvolvimento socioeconômico e promover melhoria na qualidade de vida das comunidades onde a companhia atua. Mais informações clique aqui.

Via | Assessoria Foto | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)