Serão seis dias de imersão com participação de 30 pessoas de diversas instituições

Uma comitiva de 30 pessoas, liderada pela Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir-MT), desembarca nos Estados Unidos, neste sábado (30), para participar de uma imersão de conhecimento das inovações e técnicas em irrigação utilizadas no estado americano de Nebraska, que tem a maior área irrigada daquele país.

Segundo a Aprofir, somente Mato Grosso conta com um potencial estimado de 4 milhões de hectares propícios para implantação da irrigação. Este é o terceiro ano que a entidade realiza a “Missão Nebraska” e, neste ano, representantes de entidades como a Agência Nacional de Águas (ANA), Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR), Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Conselho Brasileiro de Feijão e Pulses (CBFP), Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) também participam da ação.

“Mato Grosso é um estado que ainda tem um potencial não explorado na agricultura, o que pode ser atingido através da irrigação. As experiências em Nebraska irão contribuir e muito para que possamos aperfeiçoar as técnicas utilizadas aqui, aumentando a produtividade e a qualidade da nossa produção”, avalia o presidente da Aprofir-MT, Hugo Garcia.

O estado de Nebraska realiza há mais de 50 anos irrigação em áreas de produção, além de possuir um sistema de autorização de uso da água por meio de uma parceria público-privada, em que instituições particulares são supervisionadas pelo governo para conceder as outorgas de forma mais rápida e ágil.

Com extensão territorial de 20 milhões de hectares, Nebraska tem 3,5 milhões de hectares de áreas irrigadas, o que representa 16% desse tipo de utilização da água na agricultura do país. São mais de 100 mil poços perfurados apenas no principal sistema aquífero, o Ogallala, para abastecer a agricultura.

“Existe um equívoco ao se pensar que a irrigação consome muita água. Nós utilizamos a água e ela volta para o solo, auxiliando na produção das mais diversas culturas. A Missão Nebraska vem para contribuir com esse processo de desmistificação e para que mais produtores possam aderir a essas técnicas que são o futuro da agricultura mundial”, enfatiza Hugo Garcia.

Via | Assessoria Fotos | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)