Os dados foram apurados pela ABCasa em parceria com o IEMI – Inteligência de mercado

Cuiabá, a capital do estado de Mato Grosso, emergiu como um dos principais centros de consumo de artigos para casa e decoração no Brasil, revela o mais recente levantamento realizado pela ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxtil) em colaboração com o IEMI – Inteligência de Mercado.

De acordo com os dados apurados, Mato Grosso representa 2,7% do consumo nacional de artigos para casa e decoração, consolidando-se como uma força significativa nesse setor. 

Eduardo Cincinato, presidente da ABCasa, comenta sobre a participação do estado: “Mato Grosso tem demonstrado um crescimento notável no mercado de artigos para casa e decoração, refletindo a importância e o interesse dos consumidores locais por produtos que agreguem valor aos seus lares”.

Destacando-se no cenário nacional, Cuiabá alcançou a 13ª posição no ranking das maiores cidades em consumo de artigos para casa, decoração, presentes e utilidades domésticas, saltando da 33ª posição em 2019. Além da capital, outros municípios mato-grossenses, como Rondonópolis, Várzea Grande e Sinop, também contribuem para o consumo nesse segmento.

O estado também se destaca pela diversidade de pontos de venda de varejo de artigos para casa, tanto em comércio especializado quanto não especializado. Com 2.257 pontos de venda especializados e 2.686 em comércio não especializado, Mato Grosso emprega diretamente mais de 63 mil pessoas nesses setores de varejo.

Além disso, as unidades produtoras de artigos para casa no estado representam 1,3% do total nacional, gerando 0,4% do emprego direto do setor em 2022. As empresas atacadistas também desempenham um papel importante, com 162 empresas representando 1,2% de participação nacional.

O crescimento consistente do mercado de artigos para casa e decoração em Mato Grosso evidencia o potencial econômico e a demanda crescente por produtos nesse segmento, consolidando o estado como uma referência no cenário nacional. 

Pesquisa ABCasa


Cenário Nacional 

De acordo com o estudo apresentado pela ABCasa, o mercado de varejo de artigos para casa, decoração, presentes, celebrações e utilidades domésticas do Brasil apresentou números expressivos em 2022, revelando um setor robusto e em crescimento constante, que movimentou mais de R$ 96,3 bilhões no ano passado, envolvendo 238,8 mil pontos de venda em todo o país.

Dentre esses pontos de venda, 135,2 mil são lojas de varejo especializadas em artigos para casa, decoração, presentes e utilidades domésticas, enquanto 103,6 mil são pontos de venda de varejo não especializado, incluindo lojas de departamentos, variedades e home centers.

“É importante ressaltar que o nosso setor empregou um total de 2,7 milhões de pessoas em 2022, tanto em lojas especializadas como em varejistas não especializados.” aponta Eduardo Cincinato, presidente da ABCasa. 

A produção local de artigos para casa, decoração, presentes e utilidades domésticas em 2022 correspondeu a R$ 54 bilhões, em valores líquidos, sem impostos, por meio de 25,9 mil unidades produtoras que empregam diretamente 458,5 mil funcionários.

No que diz respeito ao comércio exterior, o setor de artigos para casa, decoração, presentes e utilidades domésticas fez importações no valor de US$ 1,3 bilhão em valores FOB (Free on Board) em 2022. Paralelamente, as exportações brasileiras desses produtos somaram US$ 897 milhões, também em valores FOB, no mesmo período.

Outro destaque dessas estatísticas é o consumo residencial nas principais cidades brasileiras. Entre as dez maiores cidades em consumo de artigos para casa, destacam-se: São Paulo com 9,2%, Rio de Janeiro com 4,5%, Brasília com 2,6%, Porto Alegre e Belo Horizonte, ambos com 2,4%. Esses municípios são vitais para o mercado de varejo desse setor.

Segundo o presidente da ABCasa, esses dados demonstram a vitalidade e a importância do mercado de artigos para casa, decoração, celebrações, presentes e utilidades domésticas no Brasil. 

“O nosso setor, ao lado da construção civil, teve um aumento expressivo no pós-covid 19 e o resultado direto foi o aumento no número de lojas, produção e profissionais ligados ao segmento. Houve uma mudança de mentalidade do consumidor final, que passou a ter um novo olhar para a casa e hoje investe mais em decoração”, destaca Eduardo Cincinato.

Sobre a ABCasa

A Associação Brasileira de Artigos para a Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxtil – ABCasa, é uma entidade sem fins lucrativos, que se constitui como a mais representativa do setor. Seu objetivo principal é fortalecer o segmento e criar uma base de relacionamento entre empresas, entidades de classe, fornecedores, distribuidores, importadoras e profissionais.

Com mais de 650 associados, a organização auxilia na maturação do mercado de artigos para a casa e celebração, oferecendo conteúdos, estudos setoriais e organizando eventos importantes que geram excelentes oportunidades de negócios aos associados.

Via | Assessoria Fotos | ABCasa

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