Com as demandas diárias, muitas famílias estão cada vez mais ocupadas com trabalho e responsabilidades, e a contratação de um cuidador de idosos tornou-se uma necessidade para garantir o bem-estar e a qualidade de vida. Roberta Bellumat, diretora executiva da Padrão Enfermagem, empresa de agenciamento de profissionais na área da saúde, explica que o profissional cuidador envolve uma variedade de tarefas, desde auxiliar na higiene pessoal, prestar apoio emocional e administrar medicamentos. “Esse profissional não se limita ao atendimento de idosos, ele atende também enfermos, pessoas com diagnósticos que afetam tanto a saúde física como a mental. É o elo entre a família e desempenha genuinamente a independência e bem-estar dos pacientes”, comenta.

A contratação de um cuidador vai muito além da assistência prática, é um investimento no bem-estar. O profissional pode acompanhar o paciente em passeios ao ar livre, exercícios físicos leves, consultas médicas, é responsável por prestar cuidados de acordo com a orientação de especialistas das áreas competentes, entre outros. “É peça chave para garantir o convívio com a família e a saúde mental do paciente”, afirma a gestora.

A executiva conta que apesar dos inúmeros benefícios, muitas famílias não aceitam ou não se declaram abertas para a inclusão de uma terceira pessoa na rotina familiar. “Reconhecer que precisamos de ajuda é o primeiro passo para garantir o bem-estar dos nossos entes queridos. Para muitos, contratar um cuidador pode ser uma solução crucial para garantir o conforto e a segurança de um idoso”, explica.

A diretora da Padrão Enfermagem, listou seis sinais que servem de alerta que você precisa da ajuda de um cuidador. São eles:

Dificuldade em realizar atividades diárias: Se realizar as tarefas do dia a dia, como tomar banho, se vestir, preparar refeições, fazer compras geram desconforto, pode ser um sinal da necessidade de ajuda adicional.

Problemas de saúde: Condição médica crônica, uma lesão recente ou deterioração na saúde física ou mental, pode ser essencial contar com um cuidador.

Isolamento social: Se está se sentido sozinho, com depressão, a companhia do cuidador servirá de apoio emocional e estimulação mental.

Preocupações com segurança: Se existir o medo de quedas, esquecimentos frequentes, a presença desse profissional pode ajudar a ter um ambiente seguro. 

Necessidade de supervisão contínua: Se precisa de companhia 24 horas, o cuidador pode oferecer suporte e assistência.

Exaustão: Se um membro da família está oferecendo esse cuidado, pode estar enfrentando cansaço físico e mental devido à demanda, e esse alerta é um sinal de que precisa de ajuda.

Reconhecer a importância e a sua necessidade de contar com apoio profissional, irá garantir que seus entes queridos recebam cuidador adequado e o apoio necessário para uma vida com qualidade. “Contratar um cuidador não é apenas uma medida prática, mas sim uma decisão que tem um impacto positivo e significativo na segurança, saúde e qualidade de vida”, finaliza.

Sobre a Padrão Enfermagem
Fundada em 2006, é uma rede de franquias com mais de 50 unidades no Brasil, especializada no agenciamento de profissionais da saúde para uma série de serviços primordiais aos pacientes, tais como: Acompanhamento hospitalar, Serviços de enfermagem, Cuidador de idosos e Cuidador infantil. Todos os profissionais estão preparados e habilitados para atender com segurança e qualidade a clientes em ambiente domiciliar, hospitalar e empresarial, com suporte 24h.

Via | Assessoria Foto | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)