Ação é realizada em Rondonópolis para despertar nos alunos empatia, responsabilidade social e colaboração com a comunidade

Quase 300 jovens aprendizes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MT) estão mobilizados, em Rondonópolis (220 km de Cuiabá), na ‘3ª Gincana da Aprendizagem’, campanha de arrecadação de alimentos para o ‘Sesc Mesa Brasil’ – programa de combate à fome e ao desperdício.

Desde o início da campanha, em 25 de fevereiro deste ano, os 296 alunos da instituição, divididos em quatro equipes, já arrecadaram três toneladas de alimentos que contribuirão à garantia da segurança alimentar e nutricional de crianças, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social.
 
“Cada equipe monta sua estratégia de arrecadação. Eles solicitam doações nas empresas onde trabalham, vendem rifas na escola para arrecadar dinheiro e comprar alimentos, pedem doação para as suas famílias. Também buscamos parceiros, como o Exército Brasileiro, por meio do 18º GAC [Grupo de Artilharia de Campanha] e supermercados onde deixamos caixas para arrecadação”, explica o gerente do Senac-MT para o município e região, Cezar Romano.

Para Victor Gabriel de Souza, 16 anos e jovem aprendiz em uma loja de peças para motocicletas, a gincana ressalta a importância do trabalho em equipe, pensamento coletivo em busca de soluções e ajudar quem precisa.

“Estou gostando muito de participar da campanha com vários jovens para arrecadar alimentos, de trabalhar em equipe com a instrutora [do Senac-MT]. É bonito ver tanta gente se esforçando, tendo ideias e tentando colocá-las em prática, aprendendo a se comunicar para angariar doações e, depois, vermos um sorriso no rosto de quem mais precisa. É gratificante saber que tem uma ideia sua, um pouco seu e da sua equipe nesse processo”, relatou o estudante do 1º ano do Ensino Médio.

Heloisa da Silva Alves, 15 anos e jovem aprendiz em uma loja de roupas para bebês, destaca o estímulo ao desenvolvimento pessoal e profissional proporcionado pela ação.

“Isso nos auxiliará a nos tornarmos profissionais mais comunicativos e pessoas mais solidárias. Estou pedindo doações nas empresas, para amigos, colegas do trabalho, da escola e para professores. Estou vendendo rifas, incentivando a equipe e ajudando nas vendas de lanches nos horários de intervalos do curso”, elenca ela que também é estudante do 1º ano do Ensino Médio.

O presidente do Sistema Comércio de Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Júnior, além de exaltar a realização da ‘3ª Gincana da Aprendizagem’ do Senac-MT na região sudeste do estado, parabenizou os jovens pelo comprometimento e compromisso social.

“Arrecadar três toneladas de alimentos para o ‘Sesc Mesa Brasil’ é um feito admirável e mostra o comprometimento desses jovens com a solidariedade e o bem-estar da comunidade. Essa ação certamente desperta nos alunos valores como empatia, responsabilidade social e trabalho em equipe, além de proporcionar uma experiência prática de cidadania e solidariedade”, enaltece Wenceslau Júnior.

A campanha de arrecadação segue até 26 de abril. Neste dia, a gincana será encerrada com um evento no ginásio do Sesc Rondonópolis, às 13h. Haverá contabilização final dos alimentos angariados por cada equipe e premiação.

Os interessados em doar podem ir diretamente ao Centro de Educação Profissional do Senac, em Rondonópolis, na rua Ponta Porã, n.º 565, no Jardim Mato Grosso, imediações da avenida Lions Internacional, das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira. Podem, ainda, entrar em contato pelo telefone (66) 9 9649-7285 e agendar a busca da doação.

Programa Jovem Aprendiz do Senac-MT

Desde sua criação, há 78 anos, o Senac tem o compromisso de oferecer, em todo país, Programas de Aprendizagem Profissional Comercial aos jovens a partir dos 14 anos.

A iniciativa contempla um conjunto de ocupações que propiciam aos aprendizes competências voltadas à profissionalização e à cidadania, a partir da compreensão das características do mundo do trabalho e de seus fundamentos técnico-científicos.

Atualmente, o Programa de Aprendizagem Profissional de Qualificação do Senac-MT conta com 2.061 jovens aprendizes matriculados. Eles estão vinculados a 591 empresas do comércio de bens, serviços e turismo em 20 municípios mato-grossenses – Rondonópolis, Cuiabá, Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Canarana, Chapada dos Guimarães, Colíder, Jaciara, Juína, Lucas do Rio Verde, Matupá, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Querência, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra.

Eles dedicam, semanalmente, 20 horas ao programa. A carga horária é dividida entre 12 horas (três dias) de prática profissional nas empresas contratantes e 8 horas (dois dias), nas salas de aula, laboratórios e demais ambientes pedagógicos do Senac-MT nos cursos de ‘Aprendizagem Comercial em Serviços Administrativos’ ou ‘Aprendizagem Comercial em Serviços de Supermercado’.

Os jovens aprendizes são recrutados, selecionados e contratados pelas empresas para, posteriormente, serem encaminhados ao Senac-MT. “Ao fazerem parte deste programa, os empregadores, além de cumprirem a legislação como contratantes de aprendizes, assumem papel de parceiros da ação educativa, atuando no processo de inserção dos jovens mato-grossenses no mercado de trabalho”, destaca o diretor regional da instituição, Edson Dahmer.

As empresas interessadas em participar do programa devem procurar os Centros de Educação Profissional do Senac e entregarem a seguinte documentação:

• mais recente Guia da Previdência Social (GPS);

• Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP), verificação no campo FPAS (Fundo da Previdência e Assistência Social) 515, de que a empresa é contribuinte do Senac;

• Guia eSocial deverá apresentar um demonstrativo de cadastro onde apresenta o código registrado (FPAS 515);

• cópia do RG e CPF do representante legal da empresa;

• cópia do contrato entre o aprendiz, seu representante legal e a empresa (conforme assinatura do documento oficial). Deve constar o período de realização do programa, obedecendo carga horária diária de quatro horas, em conformidade com a carga horária do programa que foi distribuída, contemplando a teoria, no Senac, e a prática profissional, na empresa;

• e-mail e telefone atualizado da empresa, de preferência dois contatos.

Posteriormente, o Senac-MT e a empresa firmarão um contrato de prestação de serviços educacionais, assinado pelo representante legal da empresa que preencherá também uma ficha de encaminhamento do jovem aprendiz.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Via |Assessoria de Imprensa/Senac-MT (Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT) Foto | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)