O empresário Aureo Candido Costa foi agraciado em cerimônia nesta sexta-feira (22/3) com o título de “Emérito Universitário” da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). A honraria foi entregue pela reitora Analy Castilho Polizel de Souza por ocasião da celebração dos seis anos da UFR, tendo aprovação unânime do Conselho Universitário. Além do empresário, receberam o título o senador Wellington Fagundes e cinco professores aposentados da instituição.

A UFR concedeu o título de “Emérito Universitário” ao empresário Aureo Candido Costa por seus relevantes serviços e contribuições para com a universidade. Ele e o também pioneiro William Morais foram os doadores da área de 60 hectares que abrigaram inicialmente o centro pedagógico e o então campus universitário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), hoje uma instituição autônoma, no caso a UFR.

Conforme Aureo Costa, a homenagem recebida nesta ocasião da universidade representa muito para ele, pois é o reconhecimento das suas ações em prol da sociedade rondonopolitana. “Ao doar aquela área, contribuí – e muito – para o ensino universitário de Rondonópolis. Antes era apenas um centro pedagógico e hoje é uma universidade independente, a UFR”, externou o empresário, reforçando que o sentimento nesse momento é de muita gratidão.

Aureo Costa conta que fica muito honrado e satisfeito não só pelo título recebido, mas também por ver a beleza e a grandiosidade da UFR atualmente, com uma enorme quantidade de prédios e de cursos superiores, incluindo o de medicina. “Hoje a universidade conta com mais de cinco mil pessoas, incluindo alunos, professores, colaboradores e terceirizados. É uma satisfação muito grande saber que tudo isso nasceu da doação que fizemos lá atrás”, avalia.

A escritura de doação da área para a universidade, junto à Avenida dos Estudantes (antes MT-270), foi feita em 1980 quando o reitor da instituição era o professor Gabriel Novis Neves. Desde aquela época, lembra que era uma área que valia muito e, mesmo assim, não se arrepende da decisão. “Uma contribuição dessa é muito valiosa para a sociedade e para mim. Fico orgulhoso porque está ajudando a transformar vidas!”, diz.

Diante da homenagem, Aureo Costa faz questão de externar o seu agradecimento público à reitora Analy Polizel, ao vice-reitor, professor Renato Nataniel Wasques, extensivo a todo o corpo docente e corpo discente da universidade. “Fui muito bem recebido por todos da universidade. Agradeço de coração pela satisfação que todos demonstraram pela minha presença no evento”, externou para a reportagem.

Via | Assessoria Fotos | César Augusto

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)