Especialistas listam dicas de higienização para cada utensílio

A limpeza regular dos eletrodomésticos é essencial para garantir o bom funcionamento e prolongar sua vida útil. Além disso, seguir algumas práticas simples pode ajudar a manter os aparelhos livres de sujeiras, proporcionando um ambiente mais saudável em casa. Para ajudar nesse processo, Valéria Fernandes Cunha e Roberta Fernandes de Oliveira, franqueadas da Maria Brasileira, maior rede de limpeza residencial e empresarial do país, listaram algumas dicas. 

Forno e fogão
É importante entender que são peças que necessitam de cuidados especiais e precisam ser higienizadas separadamente. “Normalmente, a sujeira que tem na parte de cima não é a mesma da parte de baixo. São da mesma categoria, porém diferentes por causa da carbonização que pode haver no forno. Importante entender que a maioria destes revestimentos é composta por aço inoxidável, isso quer dizer que não aceita fibras abrasivas, pois vão riscar. Hoje já existem nos supermercados esponjas que não riscam. A limpeza primária pode ser feita com o detergente neutro, que vai fazer um apanhado com o mais grosso de sujeira. Depois, pode-se usar a linha de saponáceos líquidos, que vão agir para uma limpeza mais pesada que quebrará a molécula de gordura. É legal trocar de esponja para não ter cruzamento de produtos. Pode limpar tudo, as grades e bocas, colocando de molho em água morna com saponáceo durante 10 minutos, isso fará amolecer e ficar mais fácil de limpar”, afirma Valéria.

Para o forno, é recomendado também o uso do detergente. Também há a opção de colocar 10ml do saponáceo no borrifador com 300ml de água. Borrifar no forno e depois de 5 minutos esfregar e passar um pano úmido tirando a espuma e, com um pano limpo e úmido, limpe o resíduo. 

Para finalizar, acenda o fogão e deixe durante uns minutos, dessa forma, vai acabar de secar e ficar pronto para uso.

Geladeira
A limpeza regular do eletrodoméstico é fundamental para garantir a segurança alimentar e prolongar a vida útil da peça. “Comece removendo todos os alimentos e prateleiras e lave-os. Para limpar o interior da geladeira,detergente neutro é o mais recomendado. Use um pano macio para limpar as paredes internas, prateleiras e gavetas. Para área externa, um pano úmido com detergente neutro é suficiente, evitando produtos abrasivos que possam danificar a superfície. Por fim, seque completamente todas as partes antes de recolocá-las na geladeira e volte a colocar os alimentos apenas quando ela estiver completamente seca. Por ser um processo trabalhoso, recomenda-se a ajuda de profissionais de limpeza para que a higienização seja feita corretamente”, ressalta.

Air Fryer
Esse é um aparelho que deve-se tomar cuidado por ser mais delicado, principalmente com as partes de encaixe. “Comece sempre tirando da tomada para fazer a higienização e não use nada abrasivo que risque o plástico. Na cestinha de inox também não usar nada abrasivo e nem o lado verde da esponja, pois pode riscar e perder o teflon. Se o cestinho estiver com muita gordura, deixe-o de molho de uma a duas horas, depois tire essa água e faça o processo de limpeza com detergente neutro e fibra azul para não riscar. Deixe secar no escorredor ou pode ser seco com pano de prato. Já no plástico, também use a esponja azul com o detergente. A diferença é que nele deve ser feito uma limpeza a seco, então quando estiver esfregando e formar uma espuma, ao invés de jogar água pode passar um pano de prato, lavar o pano e passar novamente úmido só para tirar com água os resíduos do detergente”, explica a Roberta.

Ferro de passar
A limpeza do ferro de passar é essencial para garantir sua eficiência e prolongar sua vida útil. “Quando o ferro estiver frio, nunca na tomada,  use o lado amarelo da esponja com detergente neutro, de preferência incolor, com um pouco de água. Faça a limpeza na parte de baixo do ferro sem que ele esteja quente. Dependendo da impregnação de sujeira acumulada, pode ser que o detergente não consiga tirar e aí pode contar com a ajuda dos multiuso cremosos, pois esses produtos são mais fortes e conseguem fazer a remoção da sujeira sem dificuldade. O ideal seria limpar toda vez que passar uma quantidade de roupas considerável, geralmente quando fecha uma semana, é interessante fazer essa limpeza. Caso seja difícil, pelo menos uma vez por mês para manter o ferro em boas condições”, completa a franqueada.

Sobre a Maria Brasileira
Criada em 2012, a Maria Brasileira é a maior rede de franquias de limpeza residencial e empresarial do país. Com mais de 90 mil atendimentos por mês, está presente em todos os estados do Brasil com mais de 490 unidades,  oferecendo serviços de limpeza residencial, limpeza empresarial, passadeira, limpeza pós-obra e sanitização.

Via | Assessoria Foto | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)