Soluções são essenciais para a cultura suportar o déficit hídrico e as altas temperaturas; especialista da FMC explica benefícios
 

Os fenômenos climáticos, como o El Niño, vêm impondo dificuldades às culturas agrícolas e algumas regiões têm enfrentado o temido estresse climático. Nos canaviais, as temperaturas elevadas, mesmo durante a noite, e a seca têm causado impactos como a redução da produtividade agroindustrial, principalmente no interior do estado de São Paulo.
 

“A falta de chuva no verão, entre novembro e março, ocorre justamente no momento de máximo desenvolvimento da planta e, também, de acúmulo da massa verde. Consequentemente, nessas situações de estresse, a planta sofre com perda de massa (TCH), qualidade da matéria-prima (ATR) e a longevidade dos canaviais pode ser afetada, diminuindo a quantidade de cortes que podem ser realizados”, explica Maurício Oliveira, gerente de marketing regional da FMC.
 

Por isso, o gerente ressalta a importância do manejo para oferecer condições para que a planta suporte melhor os períodos de seca e, ainda, a posterior entrada da chuva. “Utilizando ferramentas como os biopotencializadores, o produtor pode ajudar a cana a acelerar a sua recuperação. Ao compararmos canaviais que receberam uma dessas soluções com canaviais que não receberam, temos, em média, a diferença de até 11 toneladas de cana e 1 kg ATR/ton de cana ou 3 toneladas de açúcar por hectare a mais”, diz Maurício.
 

Com esse tipo de tecnologia é possível reduzir os impactos climáticos, pois há um preparo para enfrentar o estresse hídrico no outono/inverno e acelerar a retomada do crescimento quando as chuvas voltarem na primavera/verão. “O Crop Evo®, da FMC, por exemplo, tem forte ação antioxidante e neutraliza as espécies reativas de oxigênio para a planta ‘trabalhar’ mais confortável. Esse é um produto sustentável e inovador, pois age a nível celular, de maneira bioquímica, o que significa mais eficácia do que aqueles somente com barreiras físicas”, destaca Antônio Soares, gerente de Plant Health da FMC.
 

O biopotencializador é uma solução que estimula a absorção de nutrientes e protege as culturas dos efeitos dos estresses provocados pelas altas temperaturas, geadas e falta de chuva. “Mesmo com a temperatura elevada, a planta protegida e com boa luminosidade, bom manejo fitossanitário, boa nutrição é capaz de fazer uma fotossíntese melhor e obter mais produtividade a cada safra”, revela Antônio.
 

É importante lembrar que, caso as previsões sejam confirmadas, a partir do segundo semestre de 2024 teremos a retomada do fenômeno La Niña. No setor canavieiro, o fenômeno pode trazer seca intensa e baixas temperaturas para a região Centro-Sul. Dessa forma, o canavial pode sofrer consequências severas com a falta de água e temperaturas baixas por um período de tempo maior que o normal.
 

“Além disso, essa seca poderá comprometer o desempenho de alguns produtos, como inseticidas e herbicidas, ocasionando um mau controle de insetos e plantas daninhas e prejudicando o canavial. Portanto, o produtor deve estar muito atento às tecnologias que utilizará nas plantações para minimizar esses problemas”, conclui o gerente.
 

Sobre a FMC

A FMC Corporation é uma empresa global de ciências para a agricultura, dedicada a ajudar os agricultores a produzir alimentos, fibras e biocombustíveis para uma população mundial em expansão ao mesmo tempo em que se adapta a um ambiente de constantes mudanças. As soluções inovadoras da FMC para proteção e nutrição de cultivos, como biológicos, agricultura de precisão e digital, permitem que os agricultores, consultores agrícolas e profissionais enfrentam seus maiores desafios no manejo de pragas e doenças, ao mesmo tempo em que protegem o meio ambiente. Com cerca de 6.600 funcionários em mais de 100 unidades ao redor do mundo, a FMC está comprometida com a descoberta de novos ingredientes ativos para herbicidas, inseticidas, fungicidas, novas formulações de produtos químicos e biológicos e tecnologias pioneiras que são melhores para o planeta. Para saber mais, acesse o site da FMC e siga-nos em nossos canais no Brasil: LinkedIn® e Instagram®.

FMC e o logotipo da FMC, assim como o Crop® Evo, são marcas comerciais da FMC Corporation ou afiliada. Produtos de uso agrícola. Consulte sempre um engenheiro agrônomo. Sempre leia o rótulo e siga todas as instruções, restrições e precauções de uso do produto.

Via | Assessoria Foto | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)