A 10ª edição do Startup Day foi realizada simultaneamente em 180 cidades do Brasil, sendo cinco cidades mato-grossenses, no último sábado (16.03)

Aproximadamente 500 pessoas interessadas em criar soluções inovadoras e causar um impacto positivo na sociedade marcaram presença na 10ª edição do Startup Day em Mato Grosso, no último sábado (16.03). O evento, realizado simultaneamente em 180 cidades do Brasil, contou com a participação de cinco cidades mato-grossenses. A ação no estado — organizada pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso) e ecossistema de Startups — apresentou o que há de tendência e perfil do mercado.

Em Mato Grosso, os municípios de Juína, Barra do Garças, Cuiabá, Sorriso e Sinop foram os que receberam o principal evento voltado para empreendedorismo e inovação do Brasil.

“O objetivo do Startup Day é justamente sensibilizar a galera que analisa em qual modelo de negócio irá investir; aquele jovem estudante que já está de olho no mercado de trabalho e também para aquele empresário que sente a necessidade de inovar e procura oportunidades como essa para entender as novas tendências e novos modelos que surgiram no mercado”, explica Fernando Pscheidt, gestor de Inovação do Sebrae/MT e organizador do Startup Day no estado.

A simples atenção para a queixa de um cliente pode gerar soluções inovadoras, segundo o Andréa Iorio, ex-diretor do Tinder na América Latina e Chief Digital Officer da L’Oréal, que palestrou no Startup Day, em Cuiabá.

“Sempre comece pela dor do seu cliente e não necessariamente pela sua dor. A dor é querer escalar o negócio, querer ganhar dinheiro, mas não necessariamente isso levará a sustentabilidade do negócio. Só assim, através dos dados que temos à disposição, conseguimos identificar algum ‘Gap’ [brecha] no mercado, alguma dor do cliente, e é por onde temos que começar. Não podemos só pensar o que é bom para nós, mas sim sempre o que é bom para o nosso cliente”, recomendou Iorio.

Para o servidor público, Odenilton Junior, a inovação é essencial para garantir a inclusão e a acessibilidade no ambiente digital ou físico, seja ele público ou privado. Ele cita como exemplo o trabalho de digitalização dos serviços públicos para demonstrar como a inovação pode ser aplicada.

“Estou dentro desse movimento de digitalização do serviço público, sendo uma pessoa com deficiência visual, um homem cego e autista que pesquisa a questão da acessibilidade. Sabemos que a acessibilidade, dentro desse processo, também é algo inovador. É preciso incluir e trazer essas pessoas, que, na maioria das vezes, ainda não são vistas como consumidoras ou como usuárias de serviços”, comenta Odenilton, que também atua como consultor de audiodescrição — tecnologia assistida que visa traduzir imagens em palavras.

“Nós, pessoas com deficiência visual, não vemos aquilo que é imagético, mas isso pode ser traduzido por meio de palavras. Isso faz com que um conteúdo seja acessível para uma pessoa cega, com baixa visão, serve de apoio também para pessoas com TDAH e autismo. Então, tudo isso está dentro desse processo de inovação”, ressalta o servidor público.

A 10ª edição do Startup Day em Mato Grosso pode ser o ponto de partida para o surgimento de novos negócios, conforme Fernando Holanda, gerente de Mercado do Sebrae/MT.

“Para algumas pessoas, esta é a primeira vez que elas têm a oportunidade de participar de um evento como esse, reconhecendo o Sebrae como um agente de inovação. Quando trazemos palestrantes nacionais, muitos vêm por curiosidade, mas ao chegar aqui descobrem que temos pessoas excelentes da nossa região, que já desenvolvem projetos e isso é inspirador. A partir daqui ele reconhece que já existe um ecossistema em funcionamento, que tem profissionais na área que podem atender a empresa dele, estimular a criar seu próprio negócio, assim como também ter a certeza de que o Sabrae/MT está aqui para apoiá-lo nessa jornada”, finaliza Holanda.

Foram 14 palestras durante o evento que contou com nomes como de Andréa Iorio, diretor do Tinder na América Latina e Chief Digital Officer da L’Oréal; Ida Machado, considerada uma das 100 mulheres mais poderosas do Agronegócio pela Revista Forbes; Thiago Freire que já atuou em empresas como Apple, Heineken e Ipiranga.

Via | Assessoria Foto | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)