A prefeita Iraci Souza, esteve no último sábado (16) no Assentamento Vale do Prata e lançou a obra na ponte sobre o Rio Prata.O projeto de concreto armado e estrutura metálica tem 54 metros de extensão e 5 metros de largura é o maior já executado pelo município. A obra está orçada em R$ 3.028.544,01.

O trabalho foi viabilizado através de uma parceria entre a Prefeitura de Pedra Preta, o deputado estadual Thiago Silva, a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, governador Mauro Mendes, vice-governador Otaviano Pivetta, o produtor Fábio Borges e a Associação dos Agricultores Familiares do Assentamento Vale do Prata.

“O sábado marcou o início da realização de um sonho de quem vive no Vale do Prata. É preciso lembrar que a viabilidade dessa obra só foi possível com união das forças políticas que trabalham pelo desenvolvimento de Pedra e Mato Grosso. Agradeço ao governador Mauro Mendes, ao vice-governador Otaviano Pivetta, ao nosso parceiro deputado Thiago Silva, ao secretário de Estado de Agricultura Familiar, Luluca Ribeiro, ao grande amigo Fábio Barros, a guerreira Ivonilde Pereira Loiola e também Câmara de Vereadores de Pedra Preta, Câmara de Vereadores de Guiratinga e ao prefeito de Guiratinga Waldeci Barga Rosa. E assim, pensando no cidadão, conseguimos essa ponte que vai mudar a realidade econômica e social da região do Prata”, destaca Iraci.

O deputado Thiago Silva, que destinou recursos para a construção da passagem, destaca que a ponte abre possibilidades para uma nova rota para o escoamento da região. “Não tenho dúvidas que assim que a ponte for entregue teremos aqui um grande corredor agrícola. O potencial de produção dessas terras é gigante e com uma ponte segura, que suporte o peso de máquinas e caminhões, o Vale do Prata entrará num grande ciclo de desenvolvimento”, pontua.

O secretário de Estado de Agricultura Familiar, Luluca Ribeiro, também demonstrou muito otimismo com o futuro da região. “Essa grande parceria entre Governo de Mato Grosso, Assembleia Legislativa, Prefeitura, grandes e pequenos produtores, vai potencializar não só o Vale do Prata, mas um grande eixo produtivo. Os benefícios da construção dessa ponte são enormes”.

O presidente da Câmara de Pedra Preta, vereador Lenildo Augusto, lembra que o projeto teve apoio unânime dos legisladores do município. “Assim que o projeto chegou na casa colocamos em votação com o máximo de celeridade, porque sabíamos da urgência dessa obra. Estamos à disposição para ajudar no que for preciso”.

Para o produtor Fábio Barros, a nova ponte é um divisor de águas para toda a região. “Que mora no Prata sofre com as constantes interdições da atual ponte de madeira. Ela não suporta trânsito intenso. Isso prejudica o morador que precisa ir à cidade procurar um médico, uma criança que precisa ir para a escola e um produtor pequeno, médio e grande que precisa escoar a produção. Não tenho palavras para externar a felicidade de todos nós do Prata, que tiramos o sustento dessas terras. Minha eterna gratidão a todos os envolvidos nesse projeto. Foi tudo feito sem vaidade e com o mesmo propósito: promover o desenvolvimento de uma região, com potencial agrícola fantástico”, comenta.

Quem também comemorou muito o lançamento da obra foi Ivonilde Pereira Loiola, presidente da Associação dos Agricultores Familiares do Assentamento Vale do Prata. “Só dentro do nosso assentamento são mais de 100 famílias, que escoam toda a produção para a Pedra Preta. A ponte velha limita e muito nosso trabalho. Foram vários e vários dias sem passar porque a ponte estava interditada, sem condições para o transporte. Graças a Deus isso está terminando. Eu posso falar com muita tranquilidade que a nova ponte representa uma nova vida para todos do Vale do Prata”.

O secretário Municipal de Viação e Obras Públicas, Agilmar R. da Silva, lembra que a obra será executada pela Prefeitura de Pedra Preta. “Firmamos um compromisso com a sociedade e vamos cumprir. As cabeceiras serão construídas pela Prefeitura de Guiratinga, a ponte será de responsabilidade da Prefeitura de Pedra Preta. A meteorologia indica pouca chuva para os próximos meses. Se a previsão for confirmada, teremos condições de trabalhar diariamente e entregar a obra em até 160 dias”, explica.  

Também estiveram presentes no lançamento da ponte do Prata os secretários municipais de Pedra Preta Vanderlei Roberto Sartori , Jéssica Damascena, Francieli de Sá, os vereadores de Pedra Preta: Edna Maria, João Marcos Amorim, Clayton, Ferreira Semy Mendes Freitas, o vereadores de Guiratinga: Fernandinho, Wesllen Monteiro, Gilmar Alves (Manteiga), Carlos Augusto (Malmita), vereador de Rondonópolis Roni Cardoso, presidente da Empaer, Flávia Souza, Claudia Cristina Ferraz, Secretária Adjunta da Casa Civil, Dinivaldo Lima assessor parlamentar e Willian e Quézia Limoeiro, que representaram a deputada estadual Janaína Riva.

Infraestrutura

A Prefeitura de Pedra Preta, através da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas já instalou 18 aduelas de concreto na zona rural, 19 ponte de madeira foram construídas e outras 26 foram reformadas. Dos 1.000 km de estradas rurais do município, quase 700 km já foram recuperados. “A zona rural de Pedra Preta é uma das mais extensas de Mato Grosso, o desafio é grande, mas com muito trabalho e organização estamos conseguindo atender moradores do campo e produtores. Atualmente temos equipes com trabalho constante na zona rural, nosso objetivo é aumentar essa assistência. Estamos conversando com Governo de Mato Grosso e Assembleia Legislativa para viabilizar recursos que vão garantir novos avanços no campo”, completa Iraci. 

Via | Assessoria Foto | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)