Lavinea dos Santos será a primeira deficiente visual a participar do intercâmbio na Inglaterra

Nesta terça-feira (27.02), a estudante Lavinea Real dos Santos, deficiente visual, foi surpreendida com o resultado da segunda edição do programa “MT no Mundo”. Ela foi aprovada e fará 21 dias de intercâmbio na Inglaterra (Reino Unido). Quem deu a notícia foi o governador Mauro Mendes, através de uma ligação de vídeo, que deixou os pais, professores e colegas emocionados.

A estudante de apenas 15 anos, está no 1º ano na Escola Estadual Professor Nilo Póvoas e será a primeira deficiente visual a fazer o intercâmbio na Inglaterra. Ela participou da seleção por meio da Plataforma Mais Inglês, com outros alunos selecionados, acumulando quatro certificados com média de 95.

A primeira-dama de MT, Virginia Mendes, embaixadora do programa de intercâmbio, conhece a história de Lavinea. Ela parabenizou a aluna e falou do orgulho da conquista e da inspiração que ela representa.

“Ela se esforçou, disputou de igual para igual com estudantes de todo o estado e garantiu sua vaga, sendo um dos destaques na disciplina de Inglês, com auxílio dos óculos inteligentes fornecidos pelo estado. Parabéns, Lavinea! Sua conquista é inspiradora e motivo de grande orgulho. Continue brilhando e inspirando todos ao seu redor com sua incrível trajetória”, disse Virginia Mendes.

A mãe da estudante, Rejane Real de Matos, conta que sempre motivou a filha a ser independente, mas segundo ela, não imaginava que a filha iria tão longe. “Foram muitos choros, por medo de falhar e ela não conseguir. Mas não deixava isso me abater. Em seguida, limpava as lágrimas e falava pra ela: você vai conseguir e eu estou aqui. Deficiência nenhuma te define ou te impede de ir além. Mas não pensei que ela fosse tão longe”.

A mãe da aluna agradeceu ao governador e à primeira-dama Virginia Mendes. “Meu mais sincero agradecimento ao governador Mauro Mendes e à nossa querida primeira-dama Virginia Mendes, pelo cuidado e amor ao povo mato-grossense. Em especial, ao cuidado e carinho com a minha filha Lavinea. Que Deus abençoe grandiosamente a vida de vocês”, agradeceu Rejane Matos.

“Que os jovens saibam aproveitar as oportunidades que esse Governo está oferecendo. Dona Virgínia, vocês são luz, exemplo de amor e dedicação. Vocês moram nos nossos corações”, completou a mãe da estudante.

MT no Mundo

A lista preliminar dos 100 estudantes aprovados para participar da segunda edição do programa de Intercâmbio do Governo de Mato Grosso foi divulgada na manhã desta terça-feira (27). O investimento do Estado no programa é de R$ 7 milhões. Os alunos selecionados são da rede estadual de ensino de 51 municípios. Os estudantes ficarão por 21 dias na Inglaterra, quando participarão de um curso de inglês com 30 aulas semanais de 40 minutos cada, de acordo com o nível de proficiência linguística. A data ainda será definida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).

Via | Assessoria Foto | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)