A base familiar é o alicerce sobre o qual se erguem os pilares mais importantes da vida de um indivíduo. Especialista em Empreendedorismo Familiar ressalta dicas valiosas para as famílias brasileiras

O papel da família é essencial no processo de aprendizagem infantil, através de laços familiares estreitos que se cultivam a resiliência e a autoconfiança, habilidades fundamentais para enfrentar os desafios da vida. 

A Constituição Federal de 1988 afirma em seu artigo 205: “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade,  visando  ao  pleno  desenvolvimento  da  pessoa,  seu  preparo  para  o  exercício  da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. 

A pedagoga, Sueli Tomaz, especialista em metodologia da educação infantil e séries iniciais defende que a escola assegura o direito, destaca a importância e abriga a garantia da aprendizagem. “Somente em casa, no ambiente familiar que ocorrem as primeiras práticas educativas. Sendo necessária uma parceria concreta entre ambas instituições”, e complementa, “Uma boa comunicação entre família-escola viabiliza a flexibilidade, a motivação e gera a continuidade dos estímulos educativos, culturais, metodológicos e sociais dos alunos, principalmente no contexto das séries iniciais”, assegura.

Além do desenvolvimento infantil, o papel da família no desenvolvimento pessoal é um tema intrinsecamente ligado à essência humana, que reflete a influência profunda e multifacetada que os laços familiares exercem sobre cada indivíduo.

Édem Davanzzo, co-fundador do maior movimento de empreendedorismo familiar do Brasil, “O Poder da Família”, destaca a importância dessa construção familiar desde o berço e seus reflexos positivos em toda a trajetória humana. “Desde os primeiros momentos de vida, a família desempenha um papel central, oferecendo um ambiente de segurança emocional e nutrindo os alicerces do crescimento pessoal. É dentro desse contexto íntimo que se forjam as primeiras conexões sociais, onde se aprende a linguagem do afeto e se internalizam valores fundamentais”, afirma o empresário.

Investir na família é a missão central de Davanzzo, que transformou seu anseio em projetos reais e ecoou isso através do Programa Papo em Família, que é transmitido pela Soico TV, em Moçambique. “Carrego o propósito de tratar a família como o ativo mais precioso, propagando a importância de investir no amor, dedicação e parceria dos próprios familiares para gerar como lucro, uma família forte e emocionalmente saudável”, continua.

Édem, em seus anos de experiência, decidiu aplicar técnicas de gestão empresarial dentro do lar para conseguir enfrentar os desafios da vida. A criação dos filhos e a transformação deles em sucessores, e não apenas em herdeiros, assim como, a família em uma espécie de empresa de sucesso. “Investir na família requer comprometimento, dedicação e esforço contínuo, mas os benefícios são imensuráveis. Ao priorizar os relacionamentos familiares e criar um ambiente de amor, respeito e apoio mútuo, você estará construindo a base para uma família feliz e saudável”, ressalta.

Com isso,  Davanzzo destacou pontos importantes para quem deseja investir na família:

Invista em tempo de qualidade: Reserve tempo regulares para passar com sua família. Isso pode incluir atividades comuns, como jantares em família, passeios, jogos ou simplesmente conversas significativas.

Comunicação aberta e honesta: Cultive um ambiente onde todos os membros da família sintam-se à vontade para expressar seus pensamentos, sentimentos e preocupações. Estimule uma comunicação aberta, ouvindo atentamente e demonstrando empatia.

Estabeleça tradições familiares: Crie tradições familiares que promovam união e memórias compartilhadas. Isso pode incluir celebrações de feriados, viagens anuais, noites de cinema em casa ou outras atividades que se tornem especiais para sua família.

Envolver-se na educação e desenvolvimento dos membros: Mostre interesse e apoio nas conquistas acadêmicas, hobbies e interesses dos membros da família. Estimule a aprendizagem contínua e o desenvolvimento pessoal de cada um.

Pratique o respeito e a compreensão: Promova um ambiente de respeito mútuo dentro da família, valorizando as diferenças individuais e resolvendo conflitos de maneira construtiva. Demonstre compreensão e aceitação, mesmo diante de divergências.

Estabeleça metas e objetivos familiares: Encoraje a definição de metas em conjunto como família, como por exemplo, economizar para uma viagem em família, iniciar um projeto voluntário ou alcançar objetivos de saúde e bem-estar.

Priorize o bem-estar físico e emocional: Cuide da saúde física e emocional de todos os membros da família, incentivando hábitos saudáveis, atividade física regular e cuidados com a saúde mental.

Demonstre amor e apoio incondicional: Expresse amor e apoio de maneira constante, seja através de palavras, gestos ou demonstrações de afeto. Mostre que sua família é uma fonte de amor e apoio incondicional, independentemente das circunstâncias.

Sobre Édem Davanzzo

É empresário bem sucedido no setor de comunicação, eventos e educação corporativa, fundador da agência Sense_AND e sócio da SME – The New Education. 

O Top mind nexialista é perito em solucionar problemas de grandes marcas e empresários, além de ensinar as famílias a usarem técnicas de gestão empresarial no próprio lar para estimular os pais a empreender na família.

Anjo e Astro investidor | Co-fundador do maior movimento de empreendedorismo familiar do Brasil.

Via | Assessoria Foto | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)