Por causa da falta de chuvas, em algumas estações foram observadas cotas parecidas com anos de secas extremas, o que acende um alerta para os próximos meses.

Apesar da época das chuvas em Mato Grosso, os rios da bacia do Paraguai estão com níveis abaixo da média esperada para o mês de fevereiro, conforme o sétimo boletim de monitoramento hidrológico do Serviço Geológico do Brasil (SGB), que aponta que entre outubro de 2023 e janeiro deste ano, choveu 350 milímetros na bacia do Paraguai, mas o esperado para o período eram 570 milímetros.

De acordo com o boletim, em alguns locais importantes da principal calha do Rio Paraguai, fevereiro deste ano é um dos piores em comparação com o mesmo mês dos anos anteriores. Os níveis estão abaixo da média nos principais afluentes do rio, como o alto Paraguai e Cuiabá.

“Na última semana, a bacia do Rio Paraguai registrou um volume de chuvas acumulado de cerca de 33 milímetros. Os rios Paraguai, Cuiabá, Miranda e Aquidauana estão com níveis inferiores ao esperado para esta época do ano”, diz trecho do boletim.

Em Barra do Bugres, a 169 km de Cuiabá, o nível do rio reduziu nos últimos dias e alcançou a marca de 95 centímetros, enquanto a média histórica para a data é de 3,69 cm. Já em Cuiabá, o rio desceu 28 cm nos últimos dias e está com a marca de 1,58, sendo que a média histórica é de 3,94 m.

☔Previsão de Chuvas

Projeções do modelo de Global Ensemble Forecast System (GEFS), indicam que, nas próximas duas semanas, são esperados acumulados de chuva em torno de 47 milímetros, com pico previsto para esta quarta-feira (21). Esse pico pode fazer com que os rios Alto Paraguai e Cuiabá experimentem elevações mais expressivas.

Por causa da falta de chuvas, em algumas estações foram observadas cotas parecidas com anos de secas extremas, o que acende um alerta para os próximos meses.

Alagamentos

Uma forte chuva deixou as ruas e casas de Sorriso, a 420 km de Cuiabá, alagadas no início da tarde deste domingo (18). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que choveu cerca de 71 milímetros em uma horas, no município.

Em Cáceres, a 220 km de Cuiabá, houve uma elevação devido às chuvas na última quinta-feira (15).Ainda segundo o SGB, o nível observado foi de 2,14 m, quase metade do esperado.

No sábado (10), uma tempestade atingiu a cidade, deixou seis bairros alagados e atingiu 7 mil moradores, após o córrego Sangradouro transbordar.

Segundo a defesa civil, os bairros atingidos foram:

  • Cavalhada I, II e III
  • Maracanãzinho
  • Vila Nova
  • Betel
  • Cohab Velha
  • Santa Cruz
Cidade ficou alagada após temporal de 2 horas — Foto: Wilson Ribeiro/TVCA

Cidade ficou alagada após temporal de 2 horas — Foto: Wilson Ribeiro/TVCA

Via | G1 Foto Destaque | Gui Costa

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)