Capital de São Paulo teve 1.035 telefones roubados ou furtados por criminosos durante o pré-carnaval e carnaval. Agentes das forças de segurança recuperaram 183 aparelhos e prenderam 54 suspeitos pelos crimes.

Policiais civis e militares usaram camisas floridas, da seleção brasileira, de clubes de futebol, bermudas, chapéus, bonés, óculos escuros, e até glitter e purpurina para se disfarçar de foliões e prender ladrões de celulares e de cartões nos blocos de carnaval de rua em São Paulo.

Vídeos e fotos mostram como alguns dos agentes da Polícia Civil e Polícia Militar se vestiram e usaram adereços para se infiltrar nos desfiles. Um dos agentes foi trabalhar com uma camiseta regata que faz uma brincadeira com a mensagem de voz que o Waze dá para quem usa o aplicativo: “Você chegou ao seu destino”.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública, 1.035 celulares foram roubados ou furtados por criminosos na capital entre os dias 3 a 4 de fevereiro, quando ocorreu o pré-carnaval, e de 10 a 13 deste mês, durante o carnaval.

No mesmo período do ano passado, o número foi maior: 1.762 aparelhos foram furtados ou roubados, segundo a Secretaria.

No total, 54 pessoas foram presas suspeitas de roubar e furtar telefones e cartões de banco nos blocos. Entre os detidos há homens e mulheres. Eles pegavam os objetos das vítimas; elas guardavam.

Os policiais à paisana ou com uniformes recuperaram 183 celulares e 598 cartões levados dos foliões que foram curtir a festa popular e gratuita nas ruas da capital.

'Você chegou ao seu destino' é a mensagem estampada na camiseta de um dos policiais que se disfarçaram de foliões para prender criminosos que roubam e furtam celulares nos blocos de carnaval em São Paulo. Ao lado dele um outro agente aparece com camisa florida e chapéu — Foto: Divulgação/Secretaria da Segurança Pública

‘Você chegou ao seu destino’ é a mensagem estampada na camiseta de um dos policiais que se disfarçaram de foliões para prender criminosos que roubam e furtam celulares nos blocos de carnaval em São Paulo. Ao lado dele um outro agente aparece com camisa florida e chapéu — Foto: Divulgação/Secretaria da Segurança Pública

Alguns dos telefones roubados ou furtados foram encontrados escondidos na cueca de um suspeito. Ele carregava seis aparelhos de outras pessoas. O homem foi detido na noite de segunda-feira (12) por policiais que estavam disfarçados entre os foliões na Vila Madalena, região boêmia que concentra blocos carnavalescos. Mas quando precisaram agir mostraram os distintivos e armas, e se identificaram como policiais.

Em outro caso, uma mulher foi pega com 22 telefones roubados e furtados de foliões. Ela foi presa no sábado (10) por policiais. Durante a revista, 18 aparelhos foram localizados na bolsa e outros quatro escondidos na roupa.

Mulher é detida com 22 celulares no carnaval de SP

Veja quadro abaixo:

Celulares e cartões levados por criminosos em blocos de carnaval em 2023

São Paulo (capital)11 a 12 de fevereiro de 2023 (pré-carnaval)18 a 21 de fevereiro de 2023 (carnaval)Total em 2023*
Celulares roubados/furtados6431.1191.762

Fonte: (*) Ocorrências, podendo haver mais de um registro

Celulares e cartões levados por criminosos em blocos de carnaval em 2024

São Paulo (capital)3 a 4 de fevereiro de 2024 (pré-carnaval)10 a 13 de fevereiro de 2024 (carnaval)Total em 2024*
Celulares roubados/furtados492543 (sendo 66 roubos e 477 furtos)1.035
Celulares roubados/furtados recuperados pela polícia183
Cartões bancários roubados/furtados recuperados pela polícia598
Prisões de suspeitos por roubo/furto celulares e cartões bancários54

Fonte: Fonte: (*) Ocorrências, podendo haver mais de um registro, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública

Os celulares e cartões apreendidos pela polícia com os bandidos vão ser devolvidos depois aos donos. Já os presos seguiriam para delegacias, onde foram indiciados por roubo ou furto.

Policiais ouvidos pela reportagem que participaram da Operação Carnaval de 2024 disseram que medidas, como o uso de agentes disfarçados em blocos, aliado ao emprego de tecnologia, como drones sobrevoando o público, inibiu um pouco mais a ação das quadrilhas.

Neste final de semana ocorrerá o pós-carnaval na cidade de São Paulo. Estão previstos mais desfiles de blocos com a presença de foliões pela cidade. Policiais já estão pensando como irão “fantasiados” para tentar coibir a ação dos criminosos.

Via | G1 Fotos | Reprodução

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)