O início do Ano Novo traz o foco em objetivos como melhorar a concentração e disposição. Nesse contexto, a cafeína se destaca como uma substância chave, especialmente quando presente em suplementos. Este composto é eficaz no aprimoramento do estado de alerta e concentração, sem os excessos frequentemente associados a estimulantes mais potentes.

A cafeína opera no sistema nervoso central bloqueando receptores de adenosina, o que contribui para a redução da sensação de cansaço. Esse mecanismo realça a vigilância e melhora o foco. Pesquisas corroboram seu papel na otimização da performance mental, especialmente em atividades que exigem atenção continuada.

Priscila Gontijo, nutricionista na Puravida, sublinha a importância de um estilo de vida ativo para a manutenção da saúde cerebral. “A cafeína, quando usada adequadamente, pode ser uma ferramenta valiosa para melhorar o foco e a disposição, especialmente em combinação com um estilo de vida saudável que inclua atividade física e alimentação balanceada”. Ela destaca que nootrópicos como a cafeína são seguros e eficazes para o uso regular.

É possível encontrar uma extensa lista de produtos à base de cafeína, a exemplo dos energéticos, refrigerante de guaraná e cola, chás, chocolate e suplementos. “Para ter todos os benefícios, a suplementação pode ser uma grande aliada. O Brain Focus, por exemplo, é formulado com o ingrediente, além de ter vitaminas e nutrientes. Ele contém vitamina E e colina, que são cruciais para a saúde cerebral. A colina, em particular, é a matéria-prima para o neurotransmissor acetilcolina, envolvido na formação de memórias, concentração e funcionamento cerebral saudável. Esses ingredientes trabalham juntos para apoiar a saúde cerebral e cognitiva. O equilíbrio entre eles é fundamental para garantir que o cérebro receba o suporte necessário para funcionar de maneira otimizada”, explica a nutricionista.

Para quem deseja algo mais leve para incluir de forma fácil na rotina, a dica são as bebidas à base de café de origem que podem apresentar um blend de especiarias, deixando o momento de degustar ainda mais saboroso. 

Sobre a Puravida:

A Puravida é uma empresa brasileira de produtos naturais, que nasceu com o propósito de facilitar um estilo de vida saudável e a prática do cuidado da saúde como um projeto de longo prazo. O portfólio da Puravida é composto por mais de 200 produtos obtidos de maneira sustentável, entre alimentos naturais, suplementos concentrados e nutrientes fundamentais para que qualquer pessoa, mesmo a mais ocupada, possa introduzir qualidade em sua nutrição, rituais diários e cuidados pessoais.   

Via | Assessoria Foto | Unsplash

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)