As torções do tornozelo e pé causam dor ao pisar no chão, inchaço, hematomas, rompimento de ligamentos, fraturas e até luxações

O calçado adequado pode ajudar a evitar torções de tornozelo e pé, além de quedas na rua durante o Carnaval. Para isso, o folião deve escolher sapatos confortáveis com o solado firme e com textura para dificultar escorregões na folia. O ortopedista do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) Dr. Wellington Farias Molina explica que é essencial se atentar ao chão, pois eventuais irregularidades na superfície facilitam a ocorrência de quedas.

Conhecida popularmente por torção, a entorse de tornozelo ou pé pode causar dor ao pisar no chão, luxação, inchaços, hematomas, rompimento dos ligamentos e até fraturas nos ossos da região. Estão mais vulneráveis as pessoas idosas com a estrutura muscular frágil e aqueles com deficiências ou dificuldades de locomoção. São sinais do problema: impossibilidade de colocar carga – peso – no pé machucado e dor intensa na região lateral e ou interna do tornozelo. 

O ortopedista do Iamspe também aconselha evitar o uso de sapatos de salto alto, principalmente aqueles com mais de 5 centímetros. “Eles [os sapatos de salto alto] afetam o centro de equilíbrio do corpo e geram instabilidade. O problema é que a musculatura dos membros inferiores pode não suportar o excesso de esforço ou não ter um condicionamento físico suficiente, o que facilita a ocorrência de lesões”, complementa o Dr. Wellington.

O consumo de bebidas alcoólicas em excesso e o uso de drogas também aumentam o risco de torções e quedas. A utilização dessas substâncias afeta a percepção sensorial e causa desatenção, fazendo com que os foliões não percebam as irregularidades e obstáculos no caminho.

Baixe a matéria em áudio no link: https://bit.ly/torcaodetornozelo.

Sobre o Iamspe

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe) é o sistema de saúde do servidor público estadual. Com uma rede de assistência própria e credenciada presente em mais de 160 municípios, o Iamspe oferece atendimento a 1,3 milhão de pessoas, entre funcionários públicos estaduais e seus dependentes.

São mais de duas mil opções de atendimento no Estado, incluindo hospitais, clínicas de fisioterapia, médicos e laboratórios de análises clínicas e de imagem, além de postos de atendimentos próprios no interior, os Ceamas, e o Hospital do Servidor Público Estadual, na Capital. O Iamspe é um órgão do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital.

Via | Assessoria Foto | Adobe Stock

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)