Cooperativa Médica promove ações educativas sobre esta doença silenciosa que acomete quase 10% da população

Você come muito, mas começa a emagrecer. Mesmo se alimentando, sente fraqueza. Tem mais sede que o normal, mas sente a boca seca. Vai mais vezes ao banheiro e nota aumento no volume de urina. Tudo isso pode estar ligado às taxas de açúcar no sangue. E quando o corpo não consegue metabolizar toda essa glicose, cede espaço para o surgimento da diabetes.

Os sintomas acima alertam para alterações no metabolismo que não podem ser ignoradas. “Nosso corpo nos dá os sinais que precisamos para nos manter saudáveis. Estes sinais, por sua vez, sugerem a necessidade de mudança no estilo de vida”, alerta a endocrinologista da Unimed Cuiabá, Gabriela Polisel Gonçalves Vicente, explicando que exercícios físicos devem ser encarados como prioridade, pois ajudam a controlar os níveis de açúcar/glicose no sangue.

Para quebrar a glicose o corpo precisa da insulina produzida pelo pâncreas. A falta deste hormônio, ou sua má absorção, resulta no acúmulo de glicose (hiperglicemia) que causa a diabetes. “Diabetes não é uma sentença, mas o sucesso do tratamento vai depender muito do empenho do paciente na mudança de hábitos em sua rotina”, diz a médica, alertando para o aumento dos casos, ano a ano, impulsionados pela obesidade.

A orientação da especialista vai de encontro ao levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicando que 27% dos casos de diabetes decorrem da falta de atividade física, já que o sedentarismo aumenta fatores de risco como hipertensão, colesterol e sobrepeso. Entre as complicações causadas pela diabetes estão doenças cardiovasculares, hipertensão, insuficiência renal, perda de visão e até amputação de membros.

Viver Bem – Para ajudar beneficiários com diabetes Tipo 1 ou 2, o Núcleo de Saúde Preventiva da Unimed Cuiabá tem o Doce Vida, programa com ações educativas sobre automonitoramento, estímulos à alimentação saudável, controle da glicemia, cuidados com os pés, entre outros, com suporte de equipe multidisciplinar de médicos, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e educadores físicos que apoiam mudanças no estilo de vida. Informações: (65) 3612-8848 / 8849.

Via | Assessoria Foto | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)