Segurança X Internet: como a imagem idealizada online coloca em risco a vida dos pacientes

A recente prisão de Hellen Kacia Matias da Silva, dentista em Goiânia, acusada de executar procedimentos estéticos que deveriam ser realizados apenas por cirurgiões plásticos, destaca um grave problema: o perigo da imagem idealizada e muitas vezes enganosa vendida pela internet, que coloca em risco a saúde dos pacientes que buscam por cirurgias plásticas. O caso ilustra a necessidade de escolher profissionais qualificados, associados a instituições reconhecidas como a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a Associação Brasileira de Cirurgiões Plásticos (BAPS) e a Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS).

“A facilidade de acesso à informações e imagens na internet pode levar a uma escolha precipitada de profissionais sem a devida qualificação. Como que um dentista faz procedimento de cirurgião? Isso é incompatível. Para evitar cair nesse engano, é fundamental verificar as credenciais do médico, consultar os sites oficiais dos conselhos e procurar recomendações e avaliações de outros pacientes”, alerta o cirurgião plástico Ícaro Samuel, membro da SBCP, da BAPS e ASPS.

O caso de Goiânia é um alerta sobre os riscos associados à escolha de profissionais não especializados, impulsionada muitas vezes pela influência e imagem vendidas pelas redes sociais. A dentista utilizava suas plataformas digitais para anunciar serviços como alectomia, blefaroplastia e lipo de papada, atraindo pacientes com a promessa de resultados belíssimos, enquanto realizava procedimentos proibidos para sua formação. A investigação policial revelou dezenas de reclamações de pacientes insatisfeitos, evidenciando as consequências graves dessas escolhas.

“Hoje nós temos o maior canal de cirurgia plástica do país no YouTube, então tenho propriedade para falar sobre o assunto porque sei do deslumbramento que as pessoas têm quando chegam à clínica somente com a imagem e o que acompanharam pela internet. Mas quero deixar o alerta de que os riscos de realizar procedimentos com profissionais que não são especialistas, muitas vezes influenciados por imagens e promessas irreais pela internet, podem ser devastadores”, afirma Samuel.

De acordo com o cirurgião plástico, esse episódio mostra a importância de uma escolha consciente e bem-informada no campo da cirurgia plástica, onde a saúde e a segurança do paciente devem ser priorizadas. “A atratividade de imagens e ofertas na internet não deve se sobrepor à necessidade da qualificação profissional e experiência comprovada”, finaliza.

Sobre o especialista Ícaro Samuel: Médico formado pela Universidade Federal de Pelotas com residência em cirurgia plástica e reparadora pelo Hospital Federal dos Servidores do Rio de Janeiro. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), da Associação Brasileira de Cirurgiões Plásticos (BAPS) e da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS). CRM – 003697/TO.

Referência em prótese de silicone de recuperação rápida (R24R) e Lipo HD de alta definição. Embaixador da Total Definer no Brasil. Criador e influenciador do método Dream Day, que tem o objetivo de fazer com que a cirurgia plástica seja um verdadeiro sonho desde o primeiro contato com a clínica. Já fez mais de 5 mil procedimentos (ou sonhos realizados). Escritor do livro: Ame-se! Você em primeiro lugar. Palestrante reconhecido no Brasil e no exterior. Fundador do Instituto Plástica Academy, um centro de treinamento para profissionais da saúde e clínicas estéticas.

Instagram: @dricarosamuel

YouTube: @dricarosamuel – o maior canal de cirurgia plástica do Brasil com mais de 1M de inscritos

Site: https://www.dricarosamuel.com.br/

Quadra 404 Sul, Alameda 02 Qc 01, Lote 07 – Plano Diretor Sul, Palmas/TO

Telefone: (63) 3216-4091

Via | Assessoria Foto | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)