Procedimento cirúrgico foi feito em uma clínica particular, mas foi pago pelo município por meio do Consórcio de Saúde. Segundo a vítima, a empresa ofereceu uma cirurgia plástica a ele “como forma de compensar o dano causado”.

O auxiliar mecânico Jessé Aparecido Barbosa, de 36 anos, sofreu queimaduras de segundo grau nas nádegas e nas pernas, durante um procedimento cirúrgico no nariz, após a maca em que estava superaquecer. O procedimento foi realizado no dia 20 de dezembro de 2023, em uma clínica particular de Sorriso.

O paciente relatou que aguardava, desde 2021 por uma cirurgia no nariz para correção de desvio de septo, e conseguiu pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a vaga no final do ano de 2023.

De acordo com o paciente, o procedimento foi agendado pela Central de Vagas do Município de Sorriso, via Consórcio Intermunicipal de Saúde, para ser realizado em uma clínica particular.

Em nota, a clinica que realizou a cirurgia informou que foi identificado “inconsistência mecânica no equipamento de controle da temperatura” e, por isso, não acusou divergência no painel de controle. A Secretaria Municipal de Saúde também enviou nota dizendo que está à disposição do paciente e da família para ações que possibilitem o pronto restabelecimento do paciente. 

Procedimento

No dia 20 de dezembro de 2023, Jessé foi para a sala de cirurgia e, minutos depois, disse à enfermeira que a cama estava esquentando, mas, segundo ele, a profissional respondeu que era normal. Em seguida, ele foi sedado e o anestesista informou que ele dormiria durante o procedimento. Ao acordar, a equipe disse que ele tinha sofrido uma queimadura e que já estavam tomando providências.

“Sinto dores e estou sem poder trabalhar e pagar as contas, pois sou comissionado e, nesse caso, só recebo o valor que está na carteira e isso não dá para pagar as contas. Já vendi minha moto, estou vendendo uma betoneira. Vou procurar meus direitos para que eles paguem pelo dano que me causaram”, disse.

Ainda de acordo com o paciente, a clínica ofereceu uma cirurgia plástica no nariz “como forma de compensar o dano causado”. Em um primeiro momento, Jessé disse ter aceitado a proposta, mas repensou e desistiu. Depois disso, o hospital, segundo ele, não quis continuar fazendo os curativos no ferimento.

Nota hospital

A direção do Hospital Cândido Portinari, informa que em dezembro de 2023, foi realizado uma cirurgia otorrinolaringológica (septolastia para correção de desvio e turbinectomia) via parceria público privada.

Durante o ato cirúrgico não houve intercorrências com a realização da cirurgia, contudo como em qualquer tratamento cirúrgico, são utilizados equipamentos com intuito de assegurar a segurança do paciente, sendo identificado inconsistência mecânica no equipamento de controle da temperatura o qual não acusou divergência no painel de controle do mesmo.

Diante dos fatos o Hospital e a equipe médica prestaram todo suporte e auxílio ao paciente, porém o mesmo abandonou o tratamento não comparecendo mais no hospital.

Sem mais, nos colocamos a disposição!

Nota Secretaria Municipal de Saúde

Em relação ao paciente que sofreu queimaduras durante procedimento cirúrgico, a Prefeitura Municipal pontua que tendo como medida principal a saúde do paciente, a equipe da Secretaria de Saúde está à disposição do paciente e da família para ações que possibilitem o pronto restabelecimento do paciente. O procedimento foi adquirido pelo Município de Sorriso por meio do Consórcio de Saúde Teles Pires e realizado em um hospital particular que atua no âmbito privado e também atende a demanda de 15 municípios da região via Consórcio.

Ainda, o gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, tomou conhecimento do fato ao ser procurado pelo vereador Maurício Gomes. Até o momento, paciente ou familiares ainda não procuraram a Secretaria para formalizar a denúncia; ação que deve ser feita o quanto antes junto à Ouvidoria Municipal pelo 150 para a formalização do acompanhamento e apuração formal de todos os fatos. A orientação também já foi repassada ao vereador que está em contato com a família.

Concomitante a isso, o Consórcio de Saúde Teles Pires também já foi comunicado para que passe a acompanhar o caso e tome as providências legais no que compete ao contrato de prestação de serviços para os municípios.

Vale lembrar somente em 2023, o Município realizou mais de 3,5 mil cirurgias via Consórcio adquiridas da iniciativa privada. A ação terá continuidade em 2024 e tem como meta principal atender com humanização os pacientes que estão na fila de espera quer seja para consultas, e procedimentos cirúrgicos, exames laboratoriais e de imagem.

Diante da situação inesperada, o Município lamenta o ocorrido, reafirma que irá apurar os fatos e novamente se coloca à disposição do paciente na execução de medidas que possibilitem o pronto restabelecimento de sua saúde.

Sorriso-MT, 25 de janeiro de 2024.

Via | G1 Foto | Reprodução

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)