No último sábado (20) a Prefeitura de Rondonópolis mobilizou diversas secretarias municipais para atender a população com serviços oferecidos na Escola Municipal Alcides Pereira dos Santos. O mutirão encerrou uma série de serviços que foram executados nos bairros Jardim do Sol e João de Barro e serviu também de espaço de interlocução entre a comunidade e o poder público.

Melhorias na infraestrutura como os serviços de tapa buracos, limpeza geral do bairro e ainda a construção de meio-fio em alguns pontos que ainda não tinha foram realizados nos dias que antecederam o mutirão. A ligação da avenida Goiânia com o jardim HD foi um dos pedidos que a comunidade fez ao prefeito e ele atendeu. A Secretaria de Infraestrutura que elaborou o projeto da drenagem e agora faz o da pavimentação, garantindo a execução para os próximos meses.

A equipe da Coder iniciou os trabalhos na semana passada ouvindo as demandas dos moradores e iniciando os serviços que devem seguir na região até quarta-feira (24) para finalizar os serviços, conforme informou o presidente Vinícius Amoroso. O reforço na sinalização de trânsito complementou os de infraestrutura garantindo mais segurança para quem transita de carro ou moto na região.

O mutirão também abriu espaço para a comunidade fazer os pedidos e também para tratar de assuntos que vão influenciar diretamente a região, como a implantação do período integral na Escola Alcides “Quero esse ano ter em torno de quatro mil crianças estudando em período integral e nas creches também”, afirmou o prefeito José Carlos do Pátio.

A Escola Alcides Pereira dos Santos que sediou o mutirão é referência na cidade pelo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e também está recebendo obras de ampliação e melhorias. O projeto de transformar a unidade em período integral inclui a integração do mini estádio à estrutura da escola, mantendo livre o acesso da comunidade.

“Fizemos muito aqui nesse bairro, desde a construção de casas em sistema de mutirão, a praça japonesa, o centro de treinamento de judô, a iluminação de led, construção da escola e da creche e é bom voltar aqui com o mutirão e estar junto da comunidade discutindo o podemos fazer para melhorar ainda mais”, destacou Pátio.

Dentre os benefícios anunciados para a população local estão a alteração da linha do transporte coletivo tirando de frente da escola, novos equipamentos para o centro de treinamento de judô, o cercamento do Parque Natural Municipal Radialista Luiz Fernando de Campos, construção da pista de caminhada e colocação de grama na escola.

As lideranças comunitárias que participaram do mutirão resumiram suas palavras em gratidão aos diversos serviços que o município realizou ao bairro durante toda a semana, mas aproveitaram para pedir o apoio da prefeitura na construção do centro comunitário.

A comunidade aproveitou diversos serviços oferecidos durante o mutirão, a exemplo do que foi realizado pela Saúde, como atualização de caderneta vacinal, aferição de pressão arterial, exames de glicemia, orientações sobre escovação e higiene bucal; da Promoção e Assistência Social com a atualização do CadÚnico, além do cadastro para o Programa de Planejamento Familiar com encaminhamentos para cirurgias de laqueadura e vasectomia; e da Educação que fez a busca ativa para identificar crianças em idade escolar, fora da sala de aula, além de matrículas de crianças nas creches da região.

Via | Rafael Vicentini Fotos | Wheverton Barros

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)