Impulsionada por avanços tecnológicos e mudanças de hábitos dos consumidores, a indústria da saúde segue em constante evolução. Em meio a esse ecossistema, os distribuidores desempenham papel vital, ligando fabricantes ao varejo farmacêutico, a clínicas e hospitais. No entanto, não é fácil sobreviver e prosperar nesse ambiente dinâmico, com demandas crescentes. É justamente aqui que a tecnologia movida à análise de dados, ou Data & Analytics, pode provar seu valor. 

Para se ter uma ideia, um levantamento feito pelo Sebrae, a partir de dados da Receita Federal do primeiro semestre de 2023, mostra que existem atualmente no país 122 mil farmácias. Desse universo, 84% são micro e pequenas empresas, sendo que mais de 4 mil delas abriram as portas no primeiro semestre deste ano. O número é superior ao de empresas abertas no mesmo período de 2019. 

Portanto, frente a mercados em expansão, soluções que se baseiam em Data & Analytics podem suprir as principais dores no dia a dia das operações dos distribuidores, como a capacidade de se adaptar aos mais diferentes cenários, impactando positivamente as vendas e gerando vantagem competitiva. 

Hoje os principais desafios do setor passam por: 

– Separar dados relativos às operações logísticas em meio ao volume total de operações do distribuidor;  

– Manter as informações atualizadas, tanto sobre as vendas efetivadas quanto sobre não-atendimentos;  

– Mesclar indicadores relevantes ao próprio distribuidor; 

– Saber o percentual do nível de serviço em valor,  

– Conhecer indicadores importantes para a indústria, como quantidade de CNPJs atendidos, mix por pedido, entre outros. 

Vantagens 

Na prática, soluções em Data & Analytics permitem ao distribuidor melhorar a gestão de sua performance nos negócios. Isso porque oferecem um conjunto de dashboards dinâmicos e atualizados em tempo real, focando na necessidade de cada um e na região de atuação. Seus benefícios ainda envolvem: 

Visões otimizadas atualizadas diariamente: o distribuidor direciona esforços para a análise de dados e tomada de decisão, facilitando a detecção de oportunidades de negócio. 

Filtros dinâmicos e visões por centro de distribuição: é possível analisar seu desempenho consolidado e por centro de distribuição. 

Gestão otimizada: inclui a performance por programa da indústria e produto, viabilizando também análises pontuais. 

Referências práticas para planos de ação: é possível contar com dados para ações em campo, como analisar programas que não participam, não atendimentos, preferência dos PDVs em relação aos pedidos, entre outros, compreendendo a fundo as informações e mapeando tendências e padrões. 

Soluções baseadas em Data Analytics podem oferecer inúmeras oportunidades para distribuidores de produtos de saúde melhorarem seus processos, aumentarem a eficiência (das vendas e operações) e se destacarem em um mercado acirrado.  

A chave para o sucesso é a implementação cuidadosa e a integração dessas análises em todas as vertentes. Por isso, é imprescindível investir em uma soluçãocompleta, desenvolvido por especialistas do segmento de Distribuição e Varejo. Afinal, essa tecnologia veio para ficar e e se destacar de forma estratégica. 

*Mario Nascimento é Gerente Sr de Negócios Plataformas Digitais da InterPlayers, o hub de negócios da saúde e bem-estar  

Sobre a InterPlayers 

A InterPlayers, o hub de negócios da saúde e bem-estar, promove ampla integração com todos os componentes do segmento farmacêutico e hospitalar, com destacada participação no mercado, integrando farmácias, clínicas, hospitais, distribuidores e indústrias em todo o território nacional. Apresenta um portfólio de serviços de geração de demanda, comercial, trade, fidelização e acesso e serviços ao paciente. 

Via | Mario Nascimento, Gerente Sr de Negócios Plataformas Digitais da InterPlayers  Foto | Divulgação

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