Segundo especialista e fundador do Vishva Vidya, prática traz uma melhora emocional e espiritual que reflete tanto na vida pessoal quanto profissional

A meditação, prática milenar com raízes profundas na cultura védica, tem ganhado reconhecimento como uma ferramenta eficaz para melhorar diversos âmbitos da nossa vida. Para se ter uma ideia, a prática é recomendada pela própria Organização Mundial da Saúde (OMS) como forma de prevenir doenças.

Segundo Jonas Masetti, acharya e fundador do Vishva Vidya, organização referência em cultura védica no Brasil, meditar também ajuda a garantir o bem-estar de maneira geral e a ter produtividade no ambiente de trabalho. “É um modo de valorizar a busca do equilíbrio interior independentemente do mundo externo”, diz.

Com o objetivo de auxiliar as pessoas nessa jornada, o especialista elencou os 4 maiores benefícios da meditação, tanto dentro do âmbito pessoal quanto do profissional, para começar bem 2024. Confira;

1. Redução do estresse 

Também de acordo com a OMS, 9,3% dos brasileiros sofrem de ansiedade. A doença está muito ligada ao estresse do dia a dia e, por essa razão, a meditação é uma técnica extremamente eficiente em reduzir o sintoma.

“Ao meditar, a pessoa relaxa e desobstrui sua mente dos problemas cotidianos por alguns minutos. Ela se desliga das suas cargas negativas por aquele momento e, consequentemente, depois disso fica muito mais tranquila e consciente para lidar com o que vier pela frente”, afirma Masetti.

2. Estimula a criatividade

Uma das características mais conhecidas da meditação é o acesso que ela dá ao inconsciente. Com isso, a pessoa consegue ter uma visão ampla de todos os aspectos da sua vida, dando espaço à construção de ideias criativas e disruptivas.

“Basicamente, é um estímulo à concentração. E, quando estamos mais concentrados, nossos pensamentos fluem com naturalidade, gerando insights que, do contrário, talvez nunca teríamos. Isso sem falar que o processo também potencializa o foco para executar esses planos”, explica o acharya.

3. Contribui para a melhora das relações interpessoais

Ao reduzir a ativação do sistema nervoso simpático, a meditação promove respostas mais equilibradas e melhora a autorregulação emocional. De acordo com o fundador do Vishva Vidya, esse fator possui um reflexo direto nas relações interpessoais do praticante:

“Cada um tem um tipo de conexão com familiares, amigos e colegas de trabalho. Porém, independente dessa ligação e se ela pende para um lado mais positivo ou negativo, precisamos estar equilibrados emocionalmente e espiritualmente para guiá-las com qualidade. É aqui que meditar se torna um divisor de águas”, pontua Masseti.

4. Ajuda no autoconhecimento

Todos os dias temos desafios, como falta de tempo, distrações, dificuldade em desligar o pensamento, manter a consistência e expectativas irrealistas. Isso pode causar dúvidas sobre os nossos desejos, gostos e ambições, mas a meditação enfrenta essas questões e auxilia na autodescoberta.

“A paciência, perseverança e adaptação são alavancas para o nosso entendimento como seres humanos em meio a rotinas tão atribuladas. Quando falamos de meditar, o que está em jogo é um equilíbrio entre mente e o corpo, associação que favorece esses três aspectos e abre portas para nos conhecermos melhor”, finaliza Masseti.

Sobre o Vishva Vidya

O Vishva Vidya é uma das maiores referências mundiais no ensinamento dos conhecimentos da cultura védica, que por meio de estudo dos Vedas e de práticas como Yoga e meditação, busca a compreensão da Verdade Absoluta do ser. Fundado em 2014 por Jonas Masetti, a organização disponibiliza o estudo na forma de vídeos, palestras, podcasts e cursos para que as pessoas possam incorporar a espiritualidade nas suas vidas. Ao todo, mais de 150 mil alunos já foram impactados pelos cursos livres da organização.  

A sede da organização, localizada na cidade de Petrópolis (RJ), conta com um centro cultural aberto aos alunos, onde são oferecidas aulas de yoga e atividades artísticas. A cidade serrana carioca também abriga anualmente o Festival de Vedanta, evento que reúne milhares de pessoas para dias de aprendizado e promoção de culturas ancestrais. O Instituto também apoia diversas iniciativas sociais, como a Pequena Tribo, que atende crianças em situação de vulnerabilidade social no contraturno escolar. Saiba mais em: https://www.vedanta.life

Via | Assessoria Foto | Freepik

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)