Projeto Economia da Gente impulsiona compras de pequenos fornecedores locais, gerando mais desenvolvimento social na região
 

O total de 79 pequenas empresas da cidade de Rondonópolis passaram a integrar o catálogo de fornecedores locais da Bunge, uma das líderes globais em agronegócio e alimentos. As compras da Bunge de fornecedores locais cresceram 10 pontos percentuais de 2020 a 2022 no Brasil. Os resultados estão vinculados ao projeto ‘Economia da Gente’, lançado pela Fundação Bunge, em 2020, em parceria com a área de Suprimentos da Bunge e que tem o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) como parceiro técnico. O projeto apoia o desenvolvimento socioeconômico de fornecedores locais nos municípios em que a empresa atua, o que permite à Bunge aumentar as compras de produtos e serviços deles.
 

Em Rondonópolis foram cadastrados como possíveis fornecedores da Bunge empresas na área de serviço de manutenção industrial e manutenção civil, serviços gráficos, de limpeza e movimentação de farelo, além de itens para eventos, materiais de escritório e limpeza e compras de mercado.
 

O Economia da Gente é realizado em três frentes: prospecção de empresas com potencial para fornecer à Bunge; divulgação junto às equipes de compras da Bunge – os negócios são catalogados e apresentados aos compradores da empresa por meio da promoção de mesas redondas realizadas nas unidades da Bunge; e formação em gestão, governança, práticas ambientais e responsabilidade social.
 

“O resultado desse projeto mostra o quanto é relevante estarmos atentos ao desenvolvimento social das nossas cadeias de fornecimento”, explica Erick Ascenção, diretor de Compras da Bunge. “Acreditamos que as empresas precisam cada vez mais ter consciência de como alavancar a economia do seu entorno.”
 

Para Cláudia Buzzette Calais, diretora-executiva da Fundação Bunge, o objetivo do Economia da Gente é ajudar a Bunge a gerar ainda mais desenvolvimento social onde atua. “A empresa está trazendo uma perspectiva socioambiental para as operações realizadas pela área de compras”, explica.
 

Em 2023, o projeto catalogou cerca de 600 pequenas e médias empresas espalhadas por 10 localidades de oito estados brasileiros. Ao longo do ano, foram realizadas mesas redondas nas cidades de Rondonópolis e Nova Mutum (MT), Uruçuí (PI), Suape – Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca (PE), Luís Eduardo Magalhães (BA), Ponta Grossa (PR), Rio Grande (RS) e Duque de Caxias (RJ).
 

O projeto passou a promover treinamentos gratuitos para as empresas participantes, com foco na agenda ESG e nas necessidades de cada negócio, além de ajudá-las a desenvolver novas oportunidades de crescimento. Ao todo, mais de 380 reuniões foram realizadas pelos pequenos negócios e mais de 100 capacitações foram realizadas ao longo do ano. A iniciativa deverá se expandir para 15 territórios em 2024.
 

A Fundação Bunge
 

A Fundação Bunge, entidade social da Bunge no Brasil, há mais de 60 anos atua para gerar impactos positivos na sociedade em territórios e setores estratégicos para a Bunge, fomentando a diversidade com promoção dos direitos humanos por meio da inclusão produtiva e do estímulo à economia de baixo carbono, estimulando a ciência e a preservação da memória. A Fundação é o pilar social da Bunge, líder mundial no processamento de sementes oleaginosas e na produção e fornecimento de óleos e gorduras vegetais especiais, que tem como propósito conectar agricultores a consumidores para fornecer alimentos, nutrição animal e combustíveis essenciais para o mundo. Valorizamos nossas parcerias com os agricultores para melhorar a produtividade e a eficiência ambiental da agricultura em nossas cadeias de valor e para levar produtos de qualidade de onde eles crescem para onde são consumidos. Ao mesmo tempo, colaboramos com nossos clientes para pensar e criar o futuro dos alimentos, desenvolvendo soluções personalizadas e inovadoras para atender às necessidades e tendências alimentares em evolução em todas as partes do mundo.

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