Procedimento cada vez mais procurado no Brasil precisa de atenção especial nos dias mais quentes do ano. Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar reforça os cuidados pós-cirúrgicos

O transplante capilar está cada vez mais comum no Brasil, e muita gente ainda tem dúvidas mais gerais, como: existe uma época do ano ideal para fazer o transplante capilar? É possível realizar o transplante capilar no verão? Embora na época mais quente do ano seja mais difícil proteger a área transplantada do sol, sim, é possível realizar o procedimento, mas existem alguns cuidados extras.

O ideal é que, ao passar pelo procedimento, o paciente tenha um tempo de descanso. No fim do ano, é comum as famílias viajarem para as festividades e para aproveitar o verão, mas é necessário evitar viagens e compromissos que possam atrapalhar os cuidados no pós-transplante capilar, conforme indica o presidente da Associação Brasileira da Restauração Capilar, Dr. Henrique Radwanski. Portanto, é necessário muito planejamento!

O pós-cirúrgico é um momento delicado para o recém-transplantado, e é essencial que alguns cuidados sejam cumpridos com rigor. “Durante o processo de cicatrização, o banho deve ser feito apenas com água morna, pois dependendo da temperatura da água, pode estimular o surgimento de caspas, dermatite e oleosidade no cabelo. Importante ressaltar que a primeira lavagem capilar deve ser feita com o auxílio de um profissional!”, explica Dr. Henrique Radwanski.

Além disso, ao decorrer do processo de cicatrização, não se deve remover qualquer casca que venha a surgir no couro cabeludo, e é fundamental evitar a exposição solar nos primeiros dias após o procedimento.

Dicas extras:

  • Evite o banho de mar e piscina;
  • Chapéu e bonés são ótimos recursos para evitar a exposição ao sol, porém o uso deve ser discutido com seu médico para não causar problema nos enxertos;
  • Embora no verão as pessoas sintam mais disposição para fazer esportes, o ideal é evitar as atividades físicas por pelo menos uma semana após a cirurgia.

Lembre-se: a realização de um pós-operatório correto é indispensável para obter os melhores resultados!

A ABCRC disponibiliza, em seu site – www.abcrc.com.br -, uma busca por médicos licenciados e credenciados em todo o Brasil – uma forma segura de encontrar um profissional adequado, que atue com uma infraestrutura segura para o procedimento do transplante capilar.

Sobre a Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar

A ABCRC é uma associação sem fins lucrativos, composta por médicos dermatologistas e cirurgiões plásticos que realizam cirurgia de Restauração Capilar. Foi fundada em 1º de março de 2003; sua criação teve por objetivo congregar os profissionais médicos que atuam em restauração capilar no Brasil – especificamente, cirurgiões plásticos e dermatologistas – trabalhando para propiciar os melhores meios para a atualização científica e garantindo sua defesa profissional. www.abcrc.com.br

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)