Banca final de avaliação do projeto MOVE_MT 2, parceria entre a SECEL/MT e o instituto Oi Futuro, começou hoje e vai até quinta-feira

Vinte iniciativas empreendedoras do estado de Mato Grosso estão cada vez mais próximas de conquistarem um aporte financeiro que poderá alavancar o futuro de seus negócios. É a reta final do MOVE_MT 2, o Projeto de Aceleração de Negócios Criativos, de Inovação e/ou Impacto Sociocultural de Mato Grosso, que vai dividir R$356.430,00 entre os cinco empreendimentos mais bem avaliados no programa. Entre hoje, 16 de janeiro, e quinta-feira, 18, as 20 iniciativas que integram o projeto participam de uma banca final de pitch com especialistas da indústria criativa e da área de impacto social para apresentarem suas ideias e concorrerem ao prêmio.

A segunda edição do MOVE_MT, um programa da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (SECEL/MT) em parceria com o instituto Oi Futuro, visa apoiar iniciativas, projetos ou negócios de impacto social, com ou sem fins lucrativos, que estejam sediados e atuem em MT. Dentre as 20 iniciativas que serão avaliadas pela banca e disputarão o prêmio, 65% são comandadas por mulheres, 60% têm pessoas pretas e pardas como líderes e 25% são lideradas por pessoas da comunidade LGBTQIAPN+. Além disso, 40% dos negócios estão localizados no interior de Mato Grosso.

A “Bodega Pantaneira – Loja Colaborativa”, do município de Santo Antônio Lerverger, por exemplo, promove o ecoturismo associado à comercialização de produtos oriundos da região pantaneira, dando visibilidade aos artesãos e mestres da cultura popular na região. A “Afrotours”, de Poconé, é uma agência de turismo afro que propõe experiências imersivas em comunidades quilombolas do Pantanal Norte, trazendo uma proposta que vai além do bioma e valoriza a população tradicional, fundamental para a preservação da região. Já a produtora independente de eventos LGBTQIA+ Oddly, de Cuiabá, está formatando uma ONG, a “Cidadão Oddly” para atuar na capacitação de travestis e transexuais para sua inserção no mercado de trabalho. 

“Com o segundo ciclo do MOVE_MT, buscamos valorizar ainda mais a diversidade da população mato-grossense, alcançando novos municípios e grupos sociais. Cultura popular tradicional, hip hop e arte urbana, artesanato, afroturismo, audiovisual e literatura são alguns dos temas desenvolvidos pelos programas participantes, muitos deles liderados por mulheres e grupos minorizados. O instituto Oi Futuro segue no propósito de impulsionar empreendedores da economia criativa em todo o país e pretende replicar o modelo de sucesso do MOVE_MT para outros estados brasileiros com novos parceiros”, afirma Carla Uller, Gerente Executiva de Programas, Projetos e Comunicação do Oi Futuro.

CONCLUSÃO DE CICLO

Durante a banca final de pitch, as iniciativas serão avaliadas por experientes profissionais da indústria criativa e da área de impacto social, que trarão contribuições para ajudar os empreendedores em formação a aprimorarem seus negócios e organizações. Entre os integrantes da banca, que ocorrerá em ambiente virtual, estão nomes como Mayran Benicio, presidente do Desenvolve MT – Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso; Cristiana Velloso, consultora ESG do Instituto Phi, com mais de 20 anos de experiência em gestão de projetos sociais; e Leonardo Batista, gestor de ações educativas do Programa Cultura do Departamento Nacional do Sesc.

As 20 iniciativas do MOVE_MT2 foram escolhidas em junho de 2023 após inscrição em edital e passaram por um ciclo de aceleração com mais de 1.700 horas de mentorias, com a realização de capacitações em gestão, inovação, impacto social, comunicação, gestão financeiro e captação de recursos e com duas bancas de avaliação. Ao final do processo, os cinco projetos vencedores serão convidados a realizar um intercâmbio no Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro, para uma imersão no ecossistema da economia criativa da cidade.

Na primeira edição do MOVE_MT, finalizada em maio de 2022, as iniciativas mato-grossenses “Sumac Records”, “Encontrei lá Brechó”, “Delícias da Rozi”, “ArtGi Empreendimento Sustentável” e “Cadju Filmes” foram escolhidas as vencedoras da primeira edição do MOVE_MT e dividiram um prêmio de R$257 mil para impulsionarem seus negócios. 

Sobre o instituto Oi Futuro

O Oi Futuro é o instituto de inovação e criatividade da Oi para impacto social, que apoia, desenvolve e cocria programas e projetos transformadores nas áreas de Cultura, Educação e Inovação Social. Há 21 anos, o Oi Futuro estimula indivíduos, organizações e redes a construírem novos futuros, com mais inclusão e diversidade, por meio de ações e parcerias em todo o Brasil.

Desde 2005, o Oi Futuro mantém o Futuros – Arte e Tecnologia, um centro cultural no Rio de Janeiro com uma programação diversa e inovadora, que valoriza a convergência entre arte contemporânea, ciência e tecnologia. Com média de 100 mil visitantes por ano, o espaço abriga galerias de arte, um teatro multiuso, um bistrô e também o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades, com acervo de mais 130 mil peças históricas sobre as comunicações no Brasil. O Musehum oferece experiências imersivas e interativas que convidam o público a refletir sobre o impacto das tecnologias nas relações humanas.

O Oi Futuro gerencia também o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, que já apoiou mais de 2.500 projetos culturais em todo o país ao longo de 17 edições realizadas por editais públicos. Ainda na área cultural, o instituto idealizou e mantém o Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro, que oferece infraestrutura e formação para artistas, profissionais e empreendedores da Economia Criativa.

Via | Assessoria Foto | divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)