Luiz Soares de Melo Neto, de 52 anos, estava inscrito na categoria Elite, pois fazia parte de uma equipe de atletas de alto rendimento. Após um atendimento na emergência, foi confirmado que o atleta caiu por um mal súbito decorrente de um aneurisma.

O atleta Luiz Soares de Melo Neto, de 52 anos, foi internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Cuiabá, após passar mal e desmaiar durante a prova de 10 km da Corrida de Reis, nesse domingo (14). Ele estava inscrito na categoria Elite, destinada a profissionais, pois fazia parte de uma equipe de atletas de alto rendimento.

A Gerente Executiva de Operações do Serviço Social da Indústria (SESI), organizador do evento, Larissa Câmara, explicou que Luiz se sentiu mal, desmaiou e caiu no km 3 do trajeto e bateu a cabeça. Após a queda, o atleta sofreu uma convulsão.

“Ele foi rapidamente amparado pelas equipes de socorro e encaminhado ao Hospital Municipal de Cuiabá. Uma equipe do Sesi está acompanhando o atleta no hospital”, contou.

Após atendimento na emergência, foi confirmado que o atleta caiu por um mal súbito decorrente de um aneurisma. Após o diagnóstico, ele foi encaminhado para a Unidade de terapia intensiva (UTI) do hospital.

Ainda de acordo com a gerente, os familiares afirmaram que eles e o atleta sabiam da doença pré- existente.

Luiz é de Sinop, município localizado no norte do estado. Ele tem histórico de atleta e tinha preparo para disputar a corrida.

O que é um aneurisma?

O aneurisma é uma dilatação das artérias ou vasos sanguíneos, as vias por onde circula o sangue do nosso organismo.

Enrico Ghizoni, diretor da Neurocirurgia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), explicou que é possível fazer uma analogia com um pneu de uma bicicleta.

“Quando a câmara de um pneu de uma bicicleta está mais frágil, forma-se uma bolha nela. Então, aneurisma é mais ou menos parecido com isso porque a parede do organismo é bem mais fina do que a parede do vaso”, disse Ghizoni.

Essa “bolha”, se não descoberta logo, pode se romper a qualquer momento, causando sérias consequências de saúde para o paciente, ou até mesmo a morte.

O especialista explicou que a maioria dos estudos estimam que 2% da população mundial tenha algum aneurisma, mas que somente 0,5% irão apesentar um aneurisma que irá se romper ou sangrar.

Aneurisma tem relação com a prática de atividade física?

Não tem. O médico José Maria de Campos Filho, neurocirurgião da Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP) explicou que algumas pessoas já nascem com fragilidade em algum ponto dos vasos, como os cerebrais.

⚡ Agravantes: O quadro pode levar ao desenvolvimento de aneurisma e ruptura dos vasos dependendo de características como sexo, etnia, idade, presença de hipertensão arterial e tabagismo.

O médico do esporte e fisiatra Fabrício Buzatto acrescenta que a condição também não tem relação com a suplementação alimentar.

Via | G1 Foto | Reprodução

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)