De metodologias inovadoras a abordagens tecnológicas, o futuro da educação está se moldando para ser mais inclusivo

A educação é a base para um mundo melhor, por isso é fundamental que novas demandas e desafios sejam considerados e incorporados ao ato de educar. Em 2024, algumas tendências emergentes devem ganhar força e transformar a maneira de ensinar e aprender.

Segundo Mara Duarte, neuropedagoga, psicopedagoga, psicomotricista e coach educacional, além de diretora do Grupo Rhema, o futuro da educação está se moldando para ser mais inclusivo, interativo e adaptado às necessidades globais. “De metodologias inovadoras a abordagens tecnológicas, a educação também passa a ter um foco ampliado em competências socioemocionais”, avalia. 

Uma das tendências apontadas por Mara para a educação é a solução de problemas globais. “A educação está cada vez mais focada em solucionar os problemas do mundo, por isso é importante mudar o conjunto de habilidades necessárias para o trabalho, com o objetivo de preparar as gerações futuras”, analisa. 

Outro ponto importante que deve ser cada vez mais considerado é o uso de metodologias ativas. “Essas metodologias, que são centradas no aluno, devem ser cada vez mais fundamentais. Esses métodos permitem ensinar de forma individualizada, atendendo à diversidade de aprendizagem”, afirma Mara. 

De acordo com a neuropedagoga, outra tendência forte para 2024 é o uso de tecnologias. “A utilização de recursos digitais no cotidiano é algo que começou com força na pandemia e foi incorporado no cotidiano das salas de aula, proporcionando novas e diferenciadas experiências no ato de aprender”, diz a especialista. 

Os direitos humanos e a diversidade são tendências que devem continuar guiando a educação neste e nos próximos anos, segundo Mara. “As abordagens devem envolver racismo, homofobia e desigualdade de gênero, sendo cruciais para todas as etapas de ensino”, acredita. 

Finalmente, Mara Duarte cita o desenvolvimento de competências socioemocionais como a quinta tendência a ser observada em 2024. “Os professores precisarão incorporar essas habilidades em sala de aula, atendendo às questões emocionais dos alunos. Com isso, investir em formação e conhecimento se torna cada vez mais importante”, finaliza, ressaltando que o Grupo Rhema oferece uma série de eventos online gratuitos visando auxiliar o aprimoramento dos profissionais de educação. 

Sobre Mara Duarte

Mara Duarte da Costa é neuropedagoga, psicopedagoga, psicomotricista e coach educacional. Além disso, atua como mentora, empresária, diretora geral da Fatec e diretora pedagógica e executiva do Grupo Rhema Educação. As instituições já formaram mais de 80 mil alunos de pós-graduação, capacitação on-line e graduação em todo o Brasil. Para mais informações, acesse o site ou pelo instagram.

Sobre o Grupo Rhema

O Grupo Rhema foi criado por Fábio da Costa e Mara Duarte da Costa há mais de 14 anos com o objetivo de oferecer conhecimento para profissionais da educação e pessoas envolvidas no processo do desenvolvimento infantil, tanto nas áreas cognitivas e comportamentais, quanto nas áreas afetivas, sociais e familiares. 

A empresa atua em mais de 20 países, impactando a vida de milhões de pessoas pelo mundo com cursos de graduação, pós-graduação, cursos de capacitação e eventos gratuitos. Para mais informações, acesse o site ou pelo instagram.

Via | Assessoria Foto | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)