Esposa e filha da vítima ficaram no carro e tiveram escoriações. Homem, de 58 anos, morava no bairro Monte Serrat, em Itupeva (SP).

O homem de 58 anos que morreu durante um temporal em Itupeva (SP), na noite de segunda-feira (8), havia saído com a esposa para visitar uma amiga durante a noite e voltava para casa quando foi atingido por uma árvore, que caiu com a força do vento.

Fátima Ming, esposa de João Carlos de Arruda Ming, disse à TV TEM que, por conta da falta de energia elétrica no bairro Monte Serrat, onde a família mora, João precisou abrir manualmente o portão da casa, que é elétrico.

“Estava sem energia e ele desceu para abrir o portão. No momento em que ele desceu, a árvore caiu em cima dele. Veio poste, fiação. Eu estava dentro do carro com a minha filha”, relata.

João Carlos Ming foi atingido por árvore que caiu durante temporal em Itupeva (SP). Homem deixa a esposa e filha. — Foto: Arquivo Pessoal

João Carlos Ming foi atingido por árvore que caiu durante temporal em Itupeva (SP). Homem deixa a esposa e filha. — Foto: Arquivo Pessoal

Fátima e a filha do casal, de 24 anos, foram atendidas no local e, conforme a Defesa Civil, tiveram apenas escoriações. A Defesa Civil informou que a região ficou sem energia devido à queda de um poste.

Segundo Fátima, ainda não há informações sobre o velório e o enterro de João. O corpo da vítima está no Instituto Médico Legal (IML).

Na manhã desta terça-feira (9), equipes da prefeitura e da CPFL Piratininga trabalham para retirar a árvore que caiu em cima do carro da família. Galhos, poste e fiação elétrica atingiram o veículo.

O coordenador da Defesa Civil de Itupeva, Marco Randa, informou que a árvore que atingiu o morador da cidade caiu por conta das fortes rajadas de vento.

“A espécie da árvore, conhecida popularmente como erva-de-santa-bárbara, é uma espécie de baixa resistência. Por isso, veio a cair”, disse.

Equipes trabalham para retirar árvore que caiu em cima de carro e atingiu homem em Itupeva (SP) — Foto: Régis Rosa/TV TEM

Equipes trabalham para retirar árvore que caiu em cima de carro e atingiu homem em Itupeva (SP) — Foto: Régis Rosa/TV TEM

Segundo Marco Randa, a Defesa Civil faz vistorias em árvores que apresentem riscos e que estejam dentro da área urbana.

“Temos um plano de ação para operar durante o verão. Quando a região tem um acumulado de chuvas maior que 80 milímetros, em um período de três dias, nossas equipes vão até o local para verificar possíveis riscos”, afirma.

Temporal

O temporal que atingiu a região na segunda-feira veio acompanhado de fortes rajadas de vento e causou diversos pontos de alagamento. Em Jundiaí, a região do Centro foi a mais afetada, mas a cidade registrou sete pontos de alagamento no total.

A CPFL Piratininga informou que as fortes chuvas e ventos que atingiram a região de Itupeva e Jundiaí causaram queda de várias árvores sobre a rede de distribuição, danificando postes e cabos em alguns pontos das cidades.

Segundo a companhia, o fornecimento de energia já foi restabelecido para a maioria dos locais afetados.

O capitão da Defesa Civil do Estado, Roberto Farina, disse em entrevista ao Bom Dia São Paulo que chuva repentina que atingiu cidades paulistas na segunda-feira é característica do verão e ocorre por conta das altas temperaturas da estação.

Segundo Farina, desde novembro, foram registradas mais de 3 mil quedas de árvores em todo o estado.

“É importante que as pessoas, ao perceberam mudança de temperatura, principalmente chuva, que elas se abriguem e evitem se expor ao risco. Que busquem edificações, como comércios, residências, e aguardem a chuva passar. Estamos monitoramento pontos de risco,” ressalta.

Queda de árvore matou morador de Itupeva (SP) durante chuva — Foto: Wânyffer Monteiro/TV TEM

Queda de árvore matou morador de Itupeva (SP) durante chuva — Foto: Wânyffer Monteiro/TV TEM

Via | G1

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)